A cultura participativa e as práticas de letramentos de fãs de ficção: uma investigação empírica

Bianca Jussara Borges Clemente

Resumo


Neste artigo apresento uma investigação empírica com abordagem de estudo exploratório com elementos da etnografia virtual sobre a cultura participativa e às práticas de letramentos digitais de fãs de ficção, para tanto, utilizei da observação participante e registro de diário de pesquisadora para a coleta de dados sobre as interações dos fãs de ficção em um grupo de rede social online e um site nacional especializado em narrativas de fãs de ficção (fanfiction). O objetivo desta investigação empírica foi identificar como a cultura participativa se estabelece nas práticas de letramentos digitais dos fãs de ficção nesses espaços virtuais. Para nortear a observação participante da investigadora foram apontadas algumas questões de pesquisa: 1) Como a cultura participativa influencia às práticas de letramentos digitais dos fãs de ficção nos espaços virtuais? 2) Quais são as motivações dos fãs de ficção para elaborarem suas fanfictions? A interpretação dos dados coletados estará em diálogo com o arcabouço teórico que abarca à cultura participativa e os letramentos digitais e, caminha para além das fronteiras disciplinares ao dialogar com a Linguística Aplicada (IN) disciplinar que possibilita uma análise às práticas discursivas e sociais em espaços virtuais. 


Palavras-chave


Cultura Participativa. Letramentos Digitais. Fanfiction.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9069



Direitos autorais 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.