A cultura participativa e as práticas de letramentos de fãs de ficção: uma investigação empírica

Autores

  • Bianca Jussara Borges Clemente Pesquisadora Associada do Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação, LATEC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9069

Palavras-chave:

Cultura Participativa. Letramentos Digitais. Fanfiction.

Resumo

Neste artigo apresento uma investigação empírica com abordagem de estudo exploratório com elementos da etnografia virtual sobre a cultura participativa e às práticas de letramentos digitais de fãs de ficção, para tanto, utilizei da observação participante e registro de diário de pesquisadora para a coleta de dados sobre as interações dos fãs de ficção em um grupo de rede social online e um site nacional especializado em narrativas de fãs de ficção (fanfiction). O objetivo desta investigação empírica foi identificar como a cultura participativa se estabelece nas práticas de letramentos digitais dos fãs de ficção nesses espaços virtuais. Para nortear a observação participante da investigadora foram apontadas algumas questões de pesquisa: 1) Como a cultura participativa influencia às práticas de letramentos digitais dos fãs de ficção nos espaços virtuais? 2) Quais são as motivações dos fãs de ficção para elaborarem suas fanfictions? A interpretação dos dados coletados estará em diálogo com o arcabouço teórico que abarca à cultura participativa e os letramentos digitais e, caminha para além das fronteiras disciplinares ao dialogar com a Linguística Aplicada (IN) disciplinar que possibilita uma análise às práticas discursivas e sociais em espaços virtuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/11/2016

Como Citar

CLEMENTE, B. J. B. A cultura participativa e as práticas de letramentos de fãs de ficção: uma investigação empírica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.3, p. 1710–1726, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp3.9069. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9069. Acesso em: 18 jun. 2024.