Investigadores brasileiros em portugal: pensando a educação para o futuro

Autores

  • Sidclay Bezerra de Souza Faculdade de Psicologia – Universidade de Lisboa
  • João Luiz Peçanha Couto
  • Sebastião de Souza Lemes

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9071

Resumo

O presente número especial dispõe de um conjunto de artigos, frutos de investigações  promovido pelo Instituto QualisBrasil (IQB) e que decorreu nas instalações da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal. As investigações apresentadas foram e têm sido levadas a cabo por investigadores brasileiros em Portugal que consideram que “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, conforme muito bem salientou Paulo Freire (2000, p. 67). Enquanto cidadãos e investigadores brasileiros, acreditamos que uma forma de intervenção no mundo e, sobretudo na realidade atual brasileira, deve ser direcionada de forma contextualizada e ética visando a articulação dos aspectos educacionais, político, sociais e culturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidclay Bezerra de Souza, Faculdade de Psicologia – Universidade de Lisboa

Doutor em Psicologia, Especialidade em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal, com Bolsa da CAPES pelo Programa de Doutorado Pleno no Exterior (Proc. n.º BEX 1710/13-3). Mestre em Psicologia da Educação e Orientação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda, Recife - PE, Brasil. 

Atualmente é Pesquisador do Grupo de Investigação em Psicologia da Educação e Orientação (PEO) no âmbito do Programa de Estudos sobre Cyberbullying (PEC) da Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa (Portugal) e no Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Desenvolveu atividades como Coordenador Geral de Pós-graduação Latu Senso e Responsável Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras da Faculdade Santa Maria, Recife - PE, Brasil; Atuou como Coordenador Geral de Pós-graduação Latu Senso do Núcleo de Pós-graduação e Educação Continuada (NUPEC/DH2); Desenvolveu atividade docente das disciplinas de Iniciação à Psicologia e Psicologia da Aprendizagem no Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Recife - PE. Ainda atuou como Professor da disciplina de Dinâmicas Educativas para Necessidades Especiais no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia oferecido pelo Centro Educacional Madre Tereza - FUNESO, São Lourenço da Mata - PE, Brasil. Atuou ainda como Psicólogo Clínico e também possui experiência na área da Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Violência em Contexto Educativo, Fracasso Escolar, TIC, Ensino Superior e Educação.

Downloads

Publicado

30/11/2016

Como Citar

SOUZA, S. B. de; COUTO, J. L. P.; LEMES, S. de S. Investigadores brasileiros em portugal: pensando a educação para o futuro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.3, p. 1569–1572, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp3.9071. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9071. Acesso em: 19 abr. 2024.