Revista nova escola e avaliação externa: como ocorre a circulação de ideias
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9079Palavras-chave:
Avaliação Externa. Revista Nova Escola. Circulação de Ideias.Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar o mapeamento e a análise das publicações regulares e especiais da revista Nova Escola que abordaram o assunto Avaliação Externa das Aprendizagens entre os anos de 2006 e 2015. Entende-se a importância de se verificar a forma como o tema é abordado, tendo em vista a grande representatividade da revista junto aos sujeitos escolares. É reconhecido pela literatura (Nóvoa, 2002), que jornais, revistas, boletins, cuja abordagem temática versa sobre educação, sejam eles elaborados pelo Estado ou por outras instituições, apresentam uma fonte rica de estudo, tendo em vista que através desses veículos de comunicação pode-se analisar concepções educacionais e prescrições de práticas de ensino. Assim sendo, a pesquisa buscou publicações e as classificou em quatro grupos: artigos específicos, matéria de capa, outras sessões e edições especiais. O mapeamento das publicações e sua análise contribuiu para a percepção da concepção que a revista apresenta sobre o sistema nacional de avaliação da educação básica, mais especificamente a Prova Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.