Revista nova escola e avaliação externa: como ocorre a circulação de ideias

Autores

  • Helen Vieira de Oliveira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9079

Palavras-chave:

Avaliação Externa. Revista Nova Escola. Circulação de Ideias.

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar o mapeamento e a análise das publicações regulares e especiais da revista Nova Escola que abordaram o assunto Avaliação Externa das Aprendizagens entre os anos de 2006 e 2015. Entende-se a importância de se verificar a forma como o tema é abordado, tendo em vista a grande representatividade da revista junto aos sujeitos escolares. É reconhecido pela literatura (Nóvoa, 2002), que jornais, revistas, boletins, cuja abordagem temática versa sobre educação, sejam eles elaborados pelo Estado ou por outras instituições, apresentam uma fonte rica de estudo, tendo em vista que através desses veículos de comunicação pode-se analisar concepções educacionais e prescrições de práticas de ensino. Assim sendo, a pesquisa buscou publicações e as classificou em quatro grupos: artigos específicos, matéria de capa, outras sessões e edições especiais. O mapeamento das publicações e sua análise contribuiu para a percepção da concepção que a revista apresenta sobre o sistema nacional de avaliação da educação básica, mais especificamente a Prova Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/11/2016

Como Citar

OLIVEIRA, H. V. de. Revista nova escola e avaliação externa: como ocorre a circulação de ideias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.3, p. 1645–1660, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp3.9079. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9079. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.