Ensino e aprendizagem na visão do estudante

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos
  • Everaldo da Silva
  • Alexandre Carvalho Acosta Instituto Federal Catarinense
  • Liz Barbara Borghetti

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9211

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Muitos autores têm se debruçado sobre o tema ensino e aprendizagem, no entanto, poucos são os que deram vozes aos estudantes, protagonistas principais dessa relação. Esse artigo é parte de um trabalho de pesquisa realizado no Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, tendo como análise a bibliografia de autores que tratam sobre o tema ensino e aprendizagem, bem como a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos de Eletroeletrônica, Informática e Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Videira-SC. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2016, tendo como foco os estudantes dos terceiros anos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho Acosta, Instituto Federal Catarinense

Dr. em Epistemologia e História da Ciência, professor para as áreas de administração do IFC- capus Videira-SC

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. 5. ed., 3. reim. São Paulo, Perspectiva, 2000.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como Ciência da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

POLONIA, Ana da Costa; DESSEN; Maria Auxiliadora; SILVA, Nara Liana Pereira. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano. In: DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz (Org.). A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto alegre: Artmed, 2005. p. 71-89.

ROLDÃO, Maria do Céu. A mudança anunciada da escola ou um paradigma de escola em ruptura? In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escolar reflexiva e nova racionalidade. 34. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 115-134.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

Downloads

Publicado

15/10/2017

Como Citar

SANTOS, A. M. dos; SILVA, E. da; ACOSTA, A. C.; BORGHETTI, L. B. Ensino e aprendizagem na visão do estudante. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2193–2209, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9211. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9211. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)