Ensino e aprendizagem na visão do estudante

Adelcio Machado dos Santos, Everaldo da Silva, Alexandre Carvalho Acosta, Liz Barbara Borghetti

Resumo


Muitos autores têm se debruçado sobre o tema ensino e aprendizagem, no entanto, poucos são os que deram vozes aos estudantes, protagonistas principais dessa relação. Esse artigo é parte de um trabalho de pesquisa realizado no Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, tendo como análise a bibliografia de autores que tratam sobre o tema ensino e aprendizagem, bem como a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos de Eletroeletrônica, Informática e Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Videira-SC. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2016, tendo como foco os estudantes dos terceiros anos do ensino médio.


Palavras-chave


Educação. Ensino. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. 5. ed., 3. reim. São Paulo, Perspectiva, 2000.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como Ciência da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

POLONIA, Ana da Costa; DESSEN; Maria Auxiliadora; SILVA, Nara Liana Pereira. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano. In: DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz (Org.). A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto alegre: Artmed, 2005. p. 71-89.

ROLDÃO, Maria do Céu. A mudança anunciada da escola ou um paradigma de escola em ruptura? In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escolar reflexiva e nova racionalidade. 34. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 115-134.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9211



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.