Ensino e aprendizagem na visão do estudante
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9211Palavras-chave:
Educação. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Muitos autores têm se debruçado sobre o tema ensino e aprendizagem, no entanto, poucos são os que deram vozes aos estudantes, protagonistas principais dessa relação. Esse artigo é parte de um trabalho de pesquisa realizado no Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, tendo como análise a bibliografia de autores que tratam sobre o tema ensino e aprendizagem, bem como a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos de Eletroeletrônica, Informática e Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Videira-SC. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2016, tendo como foco os estudantes dos terceiros anos do ensino médio.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. 5. ed., 3. reim. São Paulo, Perspectiva, 2000.
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como Ciência da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
POLONIA, Ana da Costa; DESSEN; Maria Auxiliadora; SILVA, Nara Liana Pereira. O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano. In: DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz (Org.). A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto alegre: Artmed, 2005. p. 71-89.
ROLDÃO, Maria do Céu. A mudança anunciada da escola ou um paradigma de escola em ruptura? In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escolar reflexiva e nova racionalidade. 34. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 115-134.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.