Porque a pedagogia de Célestin Freinet ainda é atual

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9658

Palavras-chave:

Pedagogia de Célestin Freinet

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP itapetininga

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

Referências

FREINET, C. As técnicas de Freinet da Escola Moderna. 4ª. ed. Lisboa, Portugal: Editorial Estampa, 1975.

FREINET, C. Pour l’école du peuple. Paris: Maspero, 1969.

FREINET, É. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro, Brasil, Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1979.

FORTUNATO, I. Aprendendo com Célestin Freinet: o passado ainda é presente. Tendência Pedagógicas, Madrid, v. 27, n. 1, p. 251-258, 2016a.

FORTUNATO, I. 50 Anos sem Célestin Freinet, 500 Anos de Retrocesso das Práticas Escolares. Journal for Educators, Teachers and Trainers, Granada, v. 7, p. 174-181, 2016b.

FORTUNATO, I.; CUNHA, C. R.; TEMPLE, C. Célestin Freinet’s pedagogical invariants: a pathway to free and collaborative school education. Quaderni di didattica della scrittura, Barletta, v. 26, p. 44-51, 2016.

FORTUNATO, I. Algumas ideias de Celestin Freinet para motivar a docência. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, v. 105, p. 34-36, 2013.

IMBERNON, F. Las invariantes pedagógicas y la pedagogia Freinet cincuenta años después. Barcelona: Graó, 2010.

LEGRAND, Louis. Célestin Freinet. Trad. José Gabriel Perissé. Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

FORTUNATO, I. Porque a pedagogia de Célestin Freinet ainda é atual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 542–545, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9658. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9658. Acesso em: 25 fev. 2021.