50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio

Autores

  • Carolina Rodrigues Cunha
  • Ivan Fortunato IFSP itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet. Mosaico de Vida. Educação.

Resumo

Este trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. Trata-se de uma militante em favor da educação livre e colaborativa que há quase 50 anos vem batalhando pela educação escolar de qualidade. Neste artigo, Rosa compartilha seu “Mosaico de Vida Freinet”, o qual é iluminado pela teoria do próprio Freinet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP itapetininga

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

Referências

BARRÉ, Michel. Freinet or not Freinet. Trad. Rosa Maria Whitaker Sampaio. Le Nouve Educateur, n. 117, 2000.

ELIAS, Marisa del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. Trad. J. Batista. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

CUNHA, C. R.; FORTUNATO, I. 50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 554–563, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9661. Acesso em: 18 abr. 2024.