50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio

Carolina Rodrigues Cunha, Ivan Fortunato

Resumo


Este trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. Trata-se de uma militante em favor da educação livre e colaborativa que há quase 50 anos vem batalhando pela educação escolar de qualidade. Neste artigo, Rosa compartilha seu “Mosaico de Vida Freinet”, o qual é iluminado pela teoria do próprio Freinet.


Palavras-chave


Pedagogia Freinet. Mosaico de Vida. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BARRÉ, Michel. Freinet or not Freinet. Trad. Rosa Maria Whitaker Sampaio. Le Nouve Educateur, n. 117, 2000.

ELIAS, Marisa del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. Trad. J. Batista. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1989.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.