50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661Palavras-chave:
Pedagogia Freinet. Mosaico de Vida. Educação.Resumo
Este trabalho é o relato de uma conversa sobre Célestin Freinet que os autores tiveram com a professora Rosa Maria Whitaker Sampaio, uma das pioneiras a trabalhar com a Pedagogia Freinet no Brasil e uma de suas maiores defensoras. Trata-se de uma militante em favor da educação livre e colaborativa que há quase 50 anos vem batalhando pela educação escolar de qualidade. Neste artigo, Rosa compartilha seu “Mosaico de Vida Freinet”, o qual é iluminado pela teoria do próprio Freinet.
Downloads
Referências
BARRÉ, Michel. Freinet or not Freinet. Trad. Rosa Maria Whitaker Sampaio. Le Nouve Educateur, n. 117, 2000.
ELIAS, Marisa del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. Trad. J. Batista. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.