Poderá a modernidade educativa dizer-se sem Célestin Freinet? O uso da metáfora agrícola para se pensar em educação

Autores

  • Alberto Filipe Araújo Universidade do Minho (Braga-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9663

Palavras-chave:

Modernidade educativa. Metáfora. Metáfora hortícola. Célestin Freinet.

Resumo

Pretende-se compreender no estudo agora oferecido ao leitor o modo como a modernidade educativa, através da obra pedagógica de Célestin Freinet (1896-1966), se diz, ou não, pelo uso das metáforas, particularmente com o uso da metáfora agrícola. Neste contexto, o autor do artigo, predominantemente influenciado pelos estudos de Paul Ricoeur, Daniel Hameline e de Nanine Charbonnel sobre a metáfora tentará entender o modo como a metáfora agrícola se abre, ou não, ao símbolo e, em última instancia, questionar-se sobre a natureza desse mesmo símbolo que parte da metáfora para um nível semântico de natureza mais especulativa que propriamente educacional. Nesta linha de pensamento, a obra pedagógica de Célestin Freinet será analisada, a fim de melhor ilustrar não só o uso massivo da metáfora agrícola, mas também se pretende questionar o sentido hermenêutico educacional desse mesmo uso. Um questionamento que será já uma tentativa de resposta à pergunta inicial e que se pretende, desde logo, aberta e incitadora já de novas questões, mesmo que estas gerem um “conflito de interpretações” (Paul Ricoeur).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Filipe Araújo, Universidade do Minho (Braga-Portugal

Professor Catedrático do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga-Portugal).

Referências

ACKER, V. The French Educator. Célestin Freinet (1896-1966): An Inquiry into how his ideas shaped education. Lanham, Maryland: Lexington Book, 2007.

ARAÚJO, A. F. Educação e Imaginário: Da Criança Mítica às Imagens da Infância. Maia: Instituto Superior da Maia, 2004.

AUDET, M. A Pedagogia Freinet. In C. GAUTHIER & M. TARDIF (Eds.). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. de Lucy Magalhães. Petrópolis: Editora Vozes, 2010, p. 253-269.

BLACK, M. Models and metaphors: Studies in language and philosophy. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1962.

BLOCH, M. A. Philosophie de l’éducation nouvelle. 3è édit. Paris: PUF, 1973.

BLUMENBERG, H. Paradigmas para una Metaforologia. Trad de Jorge Pérez de Tudela Velasco. Madrid: Edit. Trotta, 2003.

BOUMARD, P. Célestin Freinet. Paris: PUF, 1996.

BRUN, J. L’homme et le langage. Paris: PUF, 1985.

CHARBONNEL, N. Apport des herméneutiques du texte à l’étude du discours sur l’éducation : la place de la métaphore. In: Sciences Anthropo-Sociales: Sciences de l’Éducation. Actes – Colloque National (Paris – INA – 16/18 Septembre). Paris, Association des Enseignants et Chercheurs en Sciences de l’Éducation, 1983. p. 156-159.

CHARBONNEL, N. Les Aventures de la Métaphore. In: La Tâche aveugle (vol. I). Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 1991.

CHARBONNEL, N. L’important c’est d’être propre. In: La Tâche aveugle (vol. II). Strasbourg : Presses Universitaires de Strasbourg, 1991a.

CHARBONNEL, N. Philosophie du Modèle. In: La Tâche aveugle (vol. III). Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 1993.

CHARBONNEL, N. Freinet ou une Pensée de la Similitude, en Clanché P., Debarbieux É., Testanière J. (sous la dir. de) La Pédagogie Freinet: mises à Jour et Perspectives. Bordeaux, Presses Universitaires de Bordeaux, 1994. p. 51-59.

CHARBONNEL, N. Métaphore et Philosophie Moderne. In N. Charbonnel & G. Kleiber (Ed.) La métaphore entre philosophie et rhétorique. Paris : PUF, 1999. p. 32-61.

CHARBONNEL, N. Freinet ou une Pensée de la Similitude. In: CLANCHE, P.; DEBARBIEUX, E.; TESTANIERE, J (Eds.) La Pédagogie Freinet: mises à Jour et Perspectives. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 1994, p. 51-59.

CLAPARÈDE, Éd. Psychologie de l’Enfant et Pédagogie Expérimentale. I. Le développement mental. Édit posthume. Neuchâtel-Paris, Delachaux & Niestlé, 1946.

CLANCHE, P.; DEBARBIEUX, E.; TESTANIERE, J (Eds.) La Pédagogie Freinet: mises à Jour et Perspectives. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 1994, p. 51-59.

COHEN, L. J. The semantics of metaphor. In. A. ORTONY (ed.). Metaphor and Thought. 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 58-70.

ELIADE, M. Tratado de História das Religiões. Trad de Natália Nunes e Fernando Tomaz. 2ª ed. Porto: Asa, 1994.

FREINET, C. Œuvres Pédagogiques. Tomes I et II. Édition établie par Madeleine Freinet. Paris: Éditions du Seuil, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 36ª ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GENNARI, M. Bildung. In V. Melchiorre (Ed.) Enciclopedia filosofica. Vol. II. Milano: Bompiani, 2006. p. 1262-1264.

GIBBS Jr., R. W. (ed.). The Cambridge handbook of metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

HAMELINE, D. Place et fonction de la métaphore dans la pensée sur l’éducation ou éloge de la rhétorique. Éducation et Recherche, v. 3, p. 121-132, 1981.

HAMELINE D. L’éducation, ses images et son propos. Paris : Éditions ESF, 1986.

HAMELINE D. Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine. Paris : ESF éditeur, 2000.

HAMELINE, D.; CHARBONNEL, N. L’éducation et ses métaphores, recueil thématique. Genève: Centrale des polycopiés de l’Université de Genève, 1982-1983.

HAMELINE, D.; HELMCHEN, J.; OELKERS, J. L’Éducation Nouvelle et les Enjeux de son Histoire. Bern: Peter Lang, 1995.

HAVERKAMP, A.; MENDE, D. (Herausgeg. von). Metaphorologie: Zur Praxis von Theorie. Frankfurt : Suhrkamp Verlag, 2009.

HINTIKKA, J. (Ed.). Aspects of Metaphor. Dordrecht/Boston/London: Kluwer Academic Publishing, 1994.

JOHNSON, M. Philosophical Perspectives on Metaphor. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1981.

LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Les métaphores dans la vie quotidienne. Trad. par Michel de Fornel. Paris : Éditions de Minuit, 1986.

LEGRAND, L. Célestin Freinet (1896-1966). Prospects: the quarterley review of comparative education. v. XXIII, n. 1/2, p. 403-418, 1993.

LEVIN, S. R. The Semantics of Metaphor. Baltimore: John Hopkins Press, 1977.

MAURY, L. Freinet et la pédagogie. Paris: PUF, 1988.

MÉDICI, A. L’Éducation Nouvelle. 14è édit. Paris: PUF, 1995.

MONTAIGNE, M. Da educação das crianças. In: MONTAIGNE, M. A Educação das Crianças. Trad. de Rosemary Costhek Abílio. S. Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 31-122.

MONTESSORI, M. Educazione e pace. Roma: Opera Nazionale Montessori, 2004.

MORIN, E. La Tête Bien Faite. Repenser la reforme: Réformer la pensée. Paris: Éditions du Seuil, 1999.

NÓVOA, A. Uma Educação que se diz “Nova”. In A. CANDEIAS; A. NÓVOA & M. H. FIGUEIRA. (org.) Sobre a Educação Nova: Cartas de Adolfo Lima e Álvaro Viana de Lemos (1923-1941). Lisboa: Educa, 1995. p. 25-41.

NÓVOA, A. Regards Nouveaux sur l’Éducation Nouvelle. In N. CHARBONNEL (Textes réunis par). Le Don de la Parole. Mélanges offerts à Daniel Hameline pour son soixante-cinquième anniversaire. Bern: Peter Lang, 1997, p. 71-96.

NÓVOA, A. Evidentemente: Histórias da Educação. 2ª ed. Porto: Asa, 2005.

ORTONY, A. (ed.). Metaphor and Thought. 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

PAIN, Jacques. FREINET Célestin – (1896-1966). Encyclopaedia Universalis [en ligne] consultado em 9 dezembro 2015. URL: http://www.universalis.fr/encyclopedie/celestin-freinet/.

PERELMAN, Ch. L’empire rhétorique: Rhétorique et argumentation (2è éd.) Paris, J. Vrin, 1988.

PERELMAN, Ch. Rhétoriques. Bruxelles, Éditions de l’Université de Bruxelles, 1989.

PERELMAN, Ch.; OLBRECHTS-TYTEKA, L. Traité de L’Argumentation: La Nouvelle Rhétorique. Bruxelles, Éditions de l’Université de Bruxelles, 1992.

PEYRONIE, H. Célestin Freinet. In. J. HOUSSAYE (edit.). Quinze Pédagogues. Leur influence aujourd’hui. Paris: Armand Colin, 1994. p. 212-226.

PEYRONIE, H. Célestin Freinet: pédagogie et émancipation. Paris : Hachette, 1999.

PIATON, G. (1974). La Pensée Pédagogique de Célestin Freinet. Toulouse: Privat, 1974.

REBOUL, O. Le langage de l’éducation. Paris : PUF, 1984.

REBOUL, O. Introduction à la rhétorique. 2é éd. Paris : PUF, 1994.

REBOUL, O. Qu’est-ce qu’apprendre? 9e éd. Paris : PUF, 2001.

RICOEUR, P. De l’interprétation: Essai sur Freud. Paris : Éditions du Seuil, 1965.

RICOEUR, P. Interpretation Theory: Discourse and the Surplus of Meaning. For Worth, Texas: The Texas Christian University Press, 1976.

RICŒUR, P. Philosophie de la volonté. II – Finitude et culpabilité. Paris: Aubier, 1988.

RICOEUR, P. The Rule of Metaphor: Multi-disciplinary of the creation of meaning in language. Translated by Rober Czerny et all. London: Routledge, 1994.

SCHEFFLER, I. Le langage de l’éducation. Trad. de Michel Le Du. Paris: Klincksieck, 2003.

SIVELL, J. (ed.) Freinet Pedagogy: theory and Practice. Lewiston NY: Edwin Mellen Press, 1994.

SNYDERS, G. Pédagogie progressiste: education traditionnelle et éducation nouvelle. Paris: PUF, 1975.

VASCONCELOS, A. F. de. Une école nouvelle en Belgique. Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1915.

WUNENBURGER, J.-J. Philosophie des images. Pars : PUF, 1997.

WUNENBURGER, J.-J. La vie des images. Grenoble: PUG, 2002.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

ARAÚJO, A. F. Poderá a modernidade educativa dizer-se sem Célestin Freinet? O uso da metáfora agrícola para se pensar em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 564–590, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9663. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9663. Acesso em: 18 jun. 2024.