A atualidade da proposta pedagógica de Célestin Freinet
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9666Palavras-chave:
Célestin Freinet. Proposta Pedagógica. Educação.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar que a Pedagogia Freinet pode auxiliar o professor na educação das crianças e jovens da atualidade. Mostrar que o uso das técnicas criadas por Célestin Freinet, no século passado, década de 1920, permitem um trabalho pedagógico de sucesso na sala de aula, uma vez que estão consubstanciadas em conquistas tecnológicas e sociais contemporâneas.Downloads
Referências
BARRÉ, Michel. Céletin Freinet – un éducateur pour notre temps. France, PEMF Mouans – Sartoux, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Secretaria da Educação Continuada. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerias da Educação Básica. Brasilia: MEC, SEB, DICEI, 2013.
ELIAS, Marisa D.C. Célestin Freinet: uma pedagogia da atividade e cooperação. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
ELIAS, Marisa D.C. De Emílio a Emília: a trajetória da alfabetização. São Paulo: Scipione, 2000.
ELIAS, Marisa D.C. Pedagogia Freinet: teoria e prática. Campinas-SP: Editora Papirus, 1996.
FREINET, Célestin. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FREINET, Célestin. Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
FREINET, Elise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão da Pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.