Alfabetização e correspondência – alfabetização do ponto de vista de dois cantos do mundo: um curso de formação de professores trabalhando com alfabetização

Rosa Maria Whitaker Sampaio, Nerina Vretenar

Resumo


Este artigo descreve um instrumento da Pedagogia Freinet: o ateliê. Sua leitura permite constatar a importância que tem, na Pedagogia Freinet, a busca constante da coerência entre a teoria e a prática. Temos aqui a expressão de um importante conceito desenvolvido por ele: o materialismo escolar.


Palavras-chave


Pedagogia Freinet. Ateliê. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa. São Paulo: Editora Scipione, 1991.




DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9669



Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.