O discurso sobre a dislexia no DSM-5 e suas implicações no processo de medicalização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14564

Palavras-chave:

Dislexia, DSM-5, Medicalização, Diagnóstico

Resumo

A medicalização da infância e da adolescência se articula com a medicalização da educação com relação às “doenças do não aprender”. Nesse contexto, o diagnóstico da Dislexia é legitimado pelo DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, utilizado pelos profissionais da saúde. O objetivo deste artigo é analisar o modo como as classificações diagnósticas do DSM-5 faz efeito na medicalização do processo de apropriação da leitura. Os dados foram analisados a partir da Análise Dialógica do Discurso. Os resultados revelaram que o discurso médico, materializado no texto do DSM, implica diretamente na medicalização da educação. O DSM-5 apresenta uma versão da Dislexia que desconsidera a história e o contexto sociocultural no qual os estudantes ou adultos em circunstâncias não escolares, manifestam ou têm produzido sintomas na leitura. A ideologia na qual o documento se baseia se insere numa perspectiva biologizante, na qual os problemas específicos à aprendizagem do ler decorrem de desordens neurobiológicas e, portanto, podem ser medidos facilmente, por meio de medidas padronizadas. As consequências desse modo de olhar têm desdobramentos significativos que marcam a trajetória escolar e contribuem com a configuração de uma história que passa a ser marcada pela incapacidade de aprender.

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Biografia do Autor

Elisabeth da Silva Eliassen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Doutoranda No Programa de Pós-graduação em Linguística.

Ana Paula de Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Professora Associada no Curso de Fonoaudiologia e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Doutorado em Linguística (UNICAMP).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

ELIASSEN, E. da S.; SANTANA, A. P. de O. O discurso sobre a dislexia no DSM-5 e suas implicações no processo de medicalização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2883–2898, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14564. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14564. Acesso em: 29 mar. 2024.