O processo de compartilhamento do conhecimento no sistema de tutoria

Uma análise da relação intra e entre-setores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14655

Palavras-chave:

Ensino a distância, Tutor, Processo de comunicação, Compartilhamento do conhecimento

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de compartilhamento do conhecimento entre profissionais intra e entre-setores de uma IES privada na modalidade EaD. Este estudo de caso é de natureza aplicada com abordagem quantitativa através de pesquisa descritiva-exploratória em IES. A coleta de dados foi através de questionário online, 77 respondentes de uma população com 96 tutores, possibilitando 98% de confiança na análise com 5% de erro amostral. Esta pesquisa permite apresentar um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento existentes na IES em estudo, identificando que os tutores devem estar em sinergia com os profissionais dos outros setores para que os alunos possam finalizar suas atividades avaliativas de forma adequada, como também permitir refinar atividades pedagógicas das disciplinas.

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Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Calvi, Universidade CESUMAR (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Tutor do ensino a distância. Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

Iara Carnevale de Almeida, Universidade CESUMAR (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professora de TI e bolsista de produtividade ICETI, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Doutorado em informática.

Letícia Fleig Dal Forno, Universidade CESUMAR (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professora de TI e bolsista produtividade ICETI, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Doutorado em Programa de Doutoramento em Educação.

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

CALVI, G. C.; ALMEIDA, I. C. de; DAL FORNO, L. F. O processo de compartilhamento do conhecimento no sistema de tutoria: Uma análise da relação intra e entre-setores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1162–1180, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14655. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14655. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos