O desenvolvimento da corporalidade na esfera da educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.15918

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Educação física escolar, Corporalidade humana

Resumo

Trata-se de um artigo, de abordagem qualitativa, que busca apresentar elementos, por meio da teoria pedagógica histórico-crítica, sobre o desenvolvimento da corporalidade humana no aluno como condição específica da prática pedagógica em educação física. Para tanto, via uma revisão de literatura, constatou-se que o desenvolvimento da corporalidade humana somente se efetivará pela relação contraditória entre as categorias desenvolvimento pleno do movimento e contenção do movimento. Como consequência, explicita-se a importância, na esfera escolar, da extinção da divisão do trabalho manual e intelectual, a fim de evidenciar a relação entre teoria e prática (como uma unidade) como condição cabal de superação do movimento pelo movimento em proveito do movimento do movimento. Isto é, na ênfase da compreensão histórica-dialética dos movimentos corporais, enquanto conjunto de elementos da corporalidade humana.

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Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Instituto Ânima (IA), Tubarão – SC – Brasil

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

01/03/2022

Como Citar

BERNARDO SILVA, M. O desenvolvimento da corporalidade na esfera da educação física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 0885–0900, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.15918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15918. Acesso em: 20 abr. 2024.