Feira de ciências e tecnologias interescolar

Mostra de projetos STEAM e a Voz dos Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17160

Palavras-chave:

Educação Básica, Tecnologias, Ciências, Projetos, STEAM

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados obtidos com a realização da “I Feira de Ciências e Tecnologias Interescolar”, realizada no primeiro semestre de 2022, com o envolvimento de escolas que realizaram projetos voltados à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, da robótica e do pensamento computacional, às práticas pedagógicas. A promoção dessa Feira constituiu-se como uma das ações vinculadas ao projeto de pesquisa: “A Robótica, o Pensamento Computacional e as Tecnologias Digitais na Educação Básica: Potencializando Aprendizagens e Competências em Processos de Ressignificação do Ensino de Ciências”, desenvolvido entre novembro de 2019 e outubro de 2022, a partir da Chamada Universal MCTIC/CNPq – Edital nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola – Ensino de Ciências na Educação Básica, com apoio da Uninove/SP-Brasil. Nesse sentido, no presente artigo, o principal objetivo foi evidenciar as potencialidades e percepções dos estudantes sobre o processo de elaboração de seus projetos de aprendizagem e de sua respectiva apresentação nessa Feira promovida no âmbito do referido projeto de pesquisa.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Pós-doutorado (UAB-PT).

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPAP). Doutorado em Administração (UFMG).

Andressa Algayer da Silva Moretti, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação para a Ciência.

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

TERÇARIOL, A. A. de L.; HIGUCHI, A. K.; MORETTI, A. A. da S. Feira de ciências e tecnologias interescolar: Mostra de projetos STEAM e a Voz dos Estudantes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17160. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17160. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos