Sistema presença e gestão intersetorial na educação: diálogo exploratório sobre o Programa Bolsa Família (PBF) em escolas localizadas na região de fronteira

Luciano Marques da Costa Martins, Maria Luzia da Silva Santana, Leandro Costa Vieira, Rita de Fátima da Silva, Marcelo Máximo Purificação

Resumo


Esse artigo tem o objetivo de descrever os limites e potencialidades do Programa Bolsa Família - PBF, tendo como elemento de base o Sistema Presença que é um recurso de gestão intersetorial para o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades na Educação. Essa pesquisa de caráter descritivo e exploratório recorre à estatística descritiva simples para exploração de dados do Sistema Presença e também ao relato do técnico do PBF, responsável pelo programa no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, para a construção das informações em análise. Observou-se que o PBF é potencializador da diminuição da evasão escolar na região de fronteira, mas não é suficiente para liquidar, totalmente, esse problema e o insucesso escolar. Sugere-se políticas, programas e legislações sensíveis e voltadas ao atendimento das especificidades existentes na fronteira seca brasileira com a paraguaia.


Palavras-chave


Gestão democrática. PBF. Região de fronteira. Sistema presença.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10236



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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