Sistema presença e gestão intersetorial na educação: diálogo exploratório sobre o Programa Bolsa Família (PBF) em escolas localizadas na região de fronteira

Autores

  • Luciano Marques da Costa Martins Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã
  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Costa Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rita de Fátima da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo Máximo Purificação UNIFIMES

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10236

Palavras-chave:

Gestão democrática. PBF. Região de fronteira. Sistema presença.

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de descrever os limites e potencialidades do Programa Bolsa Família - PBF, tendo como elemento de base o Sistema Presença que é um recurso de gestão intersetorial para o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades na Educação. Essa pesquisa de caráter descritivo e exploratório recorre à estatística descritiva simples para exploração de dados do Sistema Presença e também ao relato do técnico do PBF, responsável pelo programa no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, para a construção das informações em análise. Observou-se que o PBF é potencializador da diminuição da evasão escolar na região de fronteira, mas não é suficiente para liquidar, totalmente, esse problema e o insucesso escolar. Sugere-se políticas, programas e legislações sensíveis e voltadas ao atendimento das especificidades existentes na fronteira seca brasileira com a paraguaia.

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Biografia do Autor

Luciano Marques da Costa Martins, Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e Bacharel em Ciências Contábeis. Técnico Administrativo na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda e Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília- UCB); Especialista em Educação e Promoção da Saúde (Universidade de Brasília - UNB) e em Psicologia Social (Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC); Psicóloga (Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB); Licenciatura Plena em História (Universidade do Estado da Bahia -UNEB) e em Pedagogia (Faculdades Alfredo Nasser - UNIFAN). É Professora Assistente (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Leandro Costa Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Professor Assistente, DE, na UFMS. Líder do Grupo de pesquisa "GARATUJAS: Arte/Educação/Estética na Formação de Professores – CNPq/UFMS.

Rita de Fátima da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha.  Doutora e Mestra em Educação Física. Professora Adjunta, DE, na UFMS. Líder do Grupo Estudo e Pesquisa em Acessibilidade – (GEPA) –CNPq/UFMS.

Marcelo Máximo Purificação, UNIFIMES

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciências da Religião. Professor Titular na UNIFIMES.  Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu) - CNPq/UFMS, Coordenador do grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar – (NEPEM) -CNPq/UNIFIMES.

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

MARTINS, L. M. da C.; SANTANA, M. L. da S.; VIEIRA, L. C.; SILVA, R. de F. da; PURIFICAÇÃO, M. M. Sistema presença e gestão intersetorial na educação: diálogo exploratório sobre o Programa Bolsa Família (PBF) em escolas localizadas na região de fronteira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1464–1483, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10236. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10236. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos