Interações mediadas pela tecnologia em sala de aula: o uso das redes sociais e a exclusão digital

Ranice Hoehr Pedrazzi Pozzer

Resumo


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec) do Governo Federal ofereceu, nos últimos anos, formação em cursos técnicos em nível pós-médio para jovens e adultos inseridos no sistema educacional e que estivessem cursando ou concluindo o Ensino Médio, inclusive pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, algumas turmas dos cursos técnicos apresentaram um variado perfil de alunos, desde adolescentes que estão frequentando as escolas públicas até adultos mais velhos, que estão retornando aos bancos escolares depois de anos de afastamento do sistema de ensino. No presente estudo foram analisadas quatro turmas do Pronatec com alunos com idades entre 15 e 63 anos. Essa diferença, bem como a forma como os alunos mais velhos utilizavam a tecnologia ou não e como o relacionamento ente os estudantes de perfis tão diversos se estabelecia em sala de aula, suscitou questionamentos sobre o modo de relacionamento nas redes sociais, uma vez que essas redes permearam a prática pedagógica durante o curso, a pedido dos alunos, alunos estes que transitam da realidade para o virtual com a naturalidade de quem nasceu inserido neste contexto de interações mediadas pela tecnologia. 


Palavras-chave


Interações mediadas. Redes sociais. Educação profissional.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10451



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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