Interações mediadas pela tecnologia em sala de aula: o uso das redes sociais e a exclusão digital

Autores

  • Ranice Hoehr Pedrazzi Pozzer

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10451

Palavras-chave:

Interações mediadas. Redes sociais. Educação profissional.

Resumo

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec) do Governo Federal ofereceu, nos últimos anos, formação em cursos técnicos em nível pós-médio para jovens e adultos inseridos no sistema educacional e que estivessem cursando ou concluindo o Ensino Médio, inclusive pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, algumas turmas dos cursos técnicos apresentaram um variado perfil de alunos, desde adolescentes que estão frequentando as escolas públicas até adultos mais velhos, que estão retornando aos bancos escolares depois de anos de afastamento do sistema de ensino. No presente estudo foram analisadas quatro turmas do Pronatec com alunos com idades entre 15 e 63 anos. Essa diferença, bem como a forma como os alunos mais velhos utilizavam a tecnologia ou não e como o relacionamento ente os estudantes de perfis tão diversos se estabelecia em sala de aula, suscitou questionamentos sobre o modo de relacionamento nas redes sociais, uma vez que essas redes permearam a prática pedagógica durante o curso, a pedido dos alunos, alunos estes que transitam da realidade para o virtual com a naturalidade de quem nasceu inserido neste contexto de interações mediadas pela tecnologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Edições 70: Lisboa, Portugal. 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernindade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.

CAZELOTO, Edilson. A velocidade necessária. In: FERRARI, Pollyana. Org. Hipertexto Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007.

DENZIN, Norman K. & LINCOLN, Yvonna. 2006. Introdução. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In DENZIN, Norman K. & LINCOLN, Yvonna S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre, Artmed, p. 15-41.

LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996. (7ª reimpressão: 2005)

MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Coleção Cibercultura. Ed. Sulina. Porto Alegre, RS. 2007.

THOMPSON, John. Fronteiras cambiantes da vida pública e privada. Matrizes. Ano 4. n.1. jul/dez 2010. São Paulo, SP. p. 11-36.

Downloads

Publicado

04/10/2017

Como Citar

POZZER, R. H. P. Interações mediadas pela tecnologia em sala de aula: o uso das redes sociais e a exclusão digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 741–754, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10451. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10451. Acesso em: 28 mar. 2024.