Formação de professores alfabetizadores: a perspectiva de alfabetizar letrando-avanços e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10848

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Formação de professor alfabetizador. Prática docente.

Resumo

Este artigo é fruto de vivência e reflexão enquanto formadora dos Programas de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores lançados pelo Ministério da Educação – Profa- Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, em 2001 e Pro-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em 2007; nos Municípios de Conde e Alhandra-PB, ministrados através das Secretarias de Educação e, também, como supervisora escolar que acompanhou a prática pedagógica de professoras cursistas do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa , em 2013; o referido curso encontra-se em andamento nos municípios, o mesmo visa atender a meta prevista no PNE vigente. É destinado a professores das redes públicas que estão em exercício da docência nos ciclos da alfabetização do ensino fundamental. O objetivo aqui é retratar a proposta do referido curso (PNAIC), sua concepção de alfabetização e letramento, visando uma maior compreensão teórica e as repercussões na prática docente, relatando os desafios e os avanços, observados nessa transposição didática.

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Biografia do Autor

Vera Souto Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Letras. Pós-graduação em Psicologia Escolar e Aprendizagem. Graduação em pedagogia – habilitação: Supervisão Escolar.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

ALVES, V. S. Formação de professores alfabetizadores: a perspectiva de alfabetizar letrando-avanços e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1353–1367, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10848. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10848. Acesso em: 11 out. 2024.