Um legado de John Dewey para a administração escolar: uma leitura da obra vida e educação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12378Palavras-chave:
Dewey, Democracia, Administração escolar.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir contribuições da obra “Vida e educação”, de John Dewey, para a administração escolar. Para isso, analisam-se os fins da escola propostos por Dewey na referida obra, mediante um conceito de administração escolar como mediação para a realização de fins determinados. Verifica-se que Dewey contribui para a administração escolar, na medida em que propõe a democracia como princípio que deve orientar a educação – entendida em seus aspectos administrativos e pedagógicos, de forma indissociada.
Downloads
Referências
DEWEY, John. Vida e educação. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
LOURENÇO FILHO, Manuel B. Prefácio. In: DEWEY, John. Vida e educação. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
OZMAN, H. A.; CRAVER, S. M. Fundamentos filosóficos da educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010b.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
TEIXEIRA, Anísio S. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. p. 1-49.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Natureza e função da administração escolar. In: DEWEY, John et al. Administração escolar. Salvador: Anpae, 1968, p. 9-17.
WESTBROOK, Robert B (Org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 136 p. (Coleção Educadores).