Psicologia escolar e educação inclusiva: da formação às práticas de psicólogas escolares de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13018

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Psicologia, Formação.

Resumo

Este artigo resulta de um estudo que teve por objetivo conhecer concepções e práticas de psicólogas/os escolares em relação à Educação Inclusiva. Para tanto, destacou a formação e a atuação de profissionais institucionalmente ligados a redes municipais de educação de municípios da região sul de Mato Grosso do Sul: Ivinhema, Batayporã e Glória de Dourados. Por meio de pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso buscou-se compreender fatores que influenciaram nas escolhas pela atuação na Psicologia Escolar e Educacional, processos de qualificação profissional para o exercício neste campo, bem como os desafios enfrentados em suas trajetórias para a promoção da inclusão escolar nos sistemas de ensino em que atuam. Os resultados sugerem que a presença de psicólogos escolares na região ainda é inexpressiva e as profissionais atuantes, embora demonstrem conhecimentos sobre a inclusão, encontram dificuldades no planejamento e na implementação de projetos voltados à construção de práticas educativas inclusivas.

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Biografia do Autor

Suéllen Soares Altrão, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Especialista em Educação Especial. Foi bolsista pela UFGD no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID.

Denise Mesquita de Melo Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Adjunta no Curso de Psicologia. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente na área da Psicologia Educacional e Educação Inclusiva.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

ALTRÃO, S. S.; ALMEIDA, D. M. de M. Psicologia escolar e educação inclusiva: da formação às práticas de psicólogas escolares de Mato Grosso do Sul. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 728–742, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13018. Acesso em: 31 out. 2024.