Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14160

Palavras-chave:

Autocitação, Letramentos acadêmicos, Escrita acadêmica, Artigos científicos

Resumo

O presente artigo analisa a presença da autocitação em dez artigos científicos mais citados de duas áreas de conhecimento - Medicina Geral e Linguística – os quais foram publicados por autores brasileiros no período de 2015 a 2019. O foco recai sobre funções e sentidos da autocitação na escrita acadêmica, além de problematizar a inserção dos pesquisadores em práticas de letramentos acadêmicos. Os dados indicam que a autocitação, assim como a citação de outrem, é um recurso recorrente na produção de pesquisadores experientes, com objetivos de valorizar trabalhos contínuos dentro de um mesmo grupo de pesquisa e de promover um caráter de confiabilidade frente ao leitor.

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Biografia do Autor

Adriana Fischer, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Docente no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado Lingüística (UFSC).

Klara Marcondes Ferreira, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Rochele da Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Graduanda em Letras – Português/Inglês.

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

FISCHER, A.; FERREIRA, K. M.; DA SILVA, R. Escrita acadêmica em artigos científicos: autocitação em diferentes áreas disciplinares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1257–1271, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14160. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14160. Acesso em: 24 dez. 2024.

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