Qualidade e equidade na educação: uma visão desde as políticas e a gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14341Resumo
As políticas e gestão escolar, hoje mais do que nunca, precisam de uma abordagem global, internacional, interdisciplinar que dê resposta às novas necessidades que são demandadas desde as instituições educativas a todos os níveis do sistema educativo. Trazemos aqui as palavras de Aranda (2006) quem retoma o informe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 1996 onde já se afirmava que as rápidas mudanças da economia e os avances das tecnologias “poderiam fazer inútil uma formação orientada exclusivamente na direção do profissional, pois a evolução dos conhecimentos e a própria transformação das empresas estava voltando obsoleto o conteúdo que se transmitia nos centros acadêmicos” (p. 1) entendidos no sentido mais amplo, o que evidentemente se torna numa mensagem permanente para navegantes em todos os sentidos.
Downloads
Referências
ARMENGOL, C. La cultura colaborativa: primer paso para la consecución de instituciones educativas de calidad. In: MARTÍN, M. (coord.). La calidad de los centros educativos. Universidad Alcalá, 2000.
COMISSÃO EUROPEIA/EACEA/Eurydice. Garantia da Qualidade na Educação: Políticas e Abordagens à Avaliação das Escolas na Europa. Relatório Eurydice. Luxemburgo: Serviço de Publicações da União Europeia, 2015.
FRAILE, A. El sistema universitario europeo como modelo posible para la educación superior latinoamericana. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2006.
GAIRÍN, J. Cambio de cultura y organizaciones que aprenden. Educar 27, n. 27, p. 31-85, 2000.
UNESCO. Educación de calidad para todos, un asunto de derechos humanos. Documento de discusión sobre políticas educativas en el marco de la II Reunión Intergubernamental del Proyecto Regional de Educación para América Latina y el Caribe (EPT/PRELAC) 29 y 30 de marzo de 2007. Buenos Aires: UNESCO. 2007
UNESCO. Global education coalition. 2020. https://en.unesco.org/news/unesco-rallies-international-organizations-civil-society-and-private-sector-partners-broad Consultado em 17 ago. 2020
ANACHE, A. A.; SEBASTIÁN-HEREDERO, E. Qualidade e equidade na educação: uma visão desde as políticas e a gestão educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 938–945, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14341
ARAVENA, M.; BERRIOS, A.; FIGUEROA, V. U. Metodologia avaliativa de conformidade com as competências de estudantes orientadas para o perfil de graduação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1093–1103, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14334
BASSI, T. M. S.; BRITO, V. M.; NERES, C. C. O plano educacional individualizado e a escolarização dos alunos com deficiência intelectual: políticas e práticas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1015–1034, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14329
CARNEIRO, M. A. B. Educação infantil e políticas públicas no Brasil: visões e reflexões. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 946–960, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14325
COSTA, J. A.; MADRUGA, R. S.; ANACHE, A. A.; SEBASTIAN-HEREDERO, E. Desafios e perspectivas do estudante com deficiência visual na educação superior: análise da produção científica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1118–1136, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14338
LARA, P. T.; SEBASTIÁN-HEREDERO, E. Organização do acesso e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior a partir da instauração do Programa Incluir. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1137–1164, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14337
LEVER, C. O. A conquista da aprendizagem em matemática: matéria pendente na agenda de políticas educacionais do México, para o ensino secundário superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 995–1014, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14328
LIMA, A. H.; CABRAL, L. S. A. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1104–1117, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14336
LUIS-PASCUAL, J.-C. Internacionalização como política educacional: a Universidade de Alcalá no Espaço Europeu de Educação Superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1178–1194, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14340
MACIEL, C. E.; PIATTI, C. B.; SOUZA, G. R. Inclusão, educação superior e educação do/no campo: o PRONERA no contexto do capital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1068–1092, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14332
NOZU, W. C. S.; REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. Desafios da gestão nas escolas das águas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1054–1067, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14331
OSORIO VALDÉS, L. M. Qualidade do ensino superior: avaliação do professor universitário, uma abordagem de suas dimensões e modelos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1165–1177, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14339
REINA, F. T.; SILVA, W. G. F. A gestão da sala de aula de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 979–994, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14327
SANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONÓRIO, W. O. Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 961–978, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14326
SOUZA, A. L. A.; ANACHE, A. A. A educação das pessoas com o transtorno do espectro autista: avanços e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1035–1053, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14330
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.