Desafios e perspectivas do estudante com deficiência visual na educação superior: análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14338

Palavras-chave:

Educação especial, Deficiência visual, Educação superior, Inclusão.

Resumo

A inclusão do estudante com deficiência visual na educação superior ainda tem sido desafiadora para os gestores e professores, para garantir êxito acadêmico. Mesmo com a existência de iniciativas e investimentos por parte do poder público, mas elas ainda são insuficientes diante das dificuldades de acesso e permanência destes universitários. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas sobre acesso e permanência, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado de estudantes com deficiência visual nas produções da Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no período de 2014 a 2019. Utilizamos uma análise quanti-qualitativa de natureza de revisão da produção científica na revista em questão, para isso trabalhamos com os indicadores deficiência, deficiência visual, educação superior, acesso, permanência, atendimento educacional especializado e suas combinações. A pesquisa resultou em 519 artigos, dos quais apenas 39 abordam a inclusão na educação superior. Foram selecionados 14 para análise, tratando de deficiência visual, educação superior, inclusão e permanência. Concluímos que o número de estudantes com deficiência visual na Educação Superior tem aumentado mais de 50% (cinquenta por cento), que existe um conjunto de legislação que favorece a inclusão, porém não aparecem ainda as condições, seja de recursos/tecnologias ou de formação de professores para sua efetivação, conforme as pesquisas. O atendimento educacional especializado, garantido por lei, ainda não se percebe materializado. As publicações são relevantes para a criação de novas políticas, ações e estratégias para a permanência do estudante com deficiência na educação superior e atendimento educacional especializado de acordo com suas especificidades, mas que ainda necessitam de maiores aprofundamentos.

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Biografia do Autor

José Aparecido da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Gestor de ações sociais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social.

Rosely dos Santos Madruga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Técnica em Assuntos Educacionais. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Desenvolvimento Humano.

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Doutorado em Psicologia Escolar (USP).

Eladio Sebastian-Heredero, Universidad de Alcalá (UAH)

Professor Visitante Estrangeiro (UFMS). Doutorado em Educação (UAH) – Espanha. Pós-Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

14/11/2020

Como Citar

COSTA, J. A. da; MADRUGA, R. dos S.; ANACHE, A. A.; SEBASTIAN-HEREDERO, E. Desafios e perspectivas do estudante com deficiência visual na educação superior: análise da produção científica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 1118–1136, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14338. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14338. Acesso em: 11 out. 2024.

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