A gestão escolar democrática e a atuação na proteção da criança e do adolescente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.14518

Palavras-chave:

Escola , Gestão , Proteção , Violência

Resumo

O objetivo deste estudo bibliográfico foi compreender a integração da gestão escolar na rede protetiva e as responsabilidades e funções do gestor diante da percepção de situações de violência contra crianças e adolescentes. O foco foi na gestão escolar democrática com participação efetiva dos que atuam nesse contexto, e ainda na eficiência, sigilo e otimização necessários para proceder à notificação dessas situações ao conselho tutelar. Assim, buscou-se conhecer se existem instrumentos informatizados específicos para que possam auxiliar a gestão escolar em suas funções. Este estudo mostra que a gestão escolar democrática, além de promover a melhoria da qualidade da educação, pode contribuir para a proteção de alunos contra situações de violência. Estudos futuros no sentido de criação e implementação de instrumentos informatizados podem auxiliar o gestor escolar a cumprir a função da escola na rede protetiva e a estabelecer canais de comunicação eficientes e seguros com o conselho tutelar.

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Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Professora dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade. Pós-Doutorado em Educação Matemática (UNIAN).

Mauriceia Costa Lins de Medeiros, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Docente no Programa de Pós-Graduação no Mestrado Acadêmico em Educação. Doutorado em Cirurgia Plástica (UNIFESP).

Zania Mara Nunes de Assis, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação no Mestrado Acadêmico em Educação.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

BORGES, R. A. S.; MEDEIROS, M. C. L. de; ASSIS, Z. M. N. de. A gestão escolar democrática e a atuação na proteção da criança e do adolescente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2731–2743, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.14518. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14518. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos