Desenvolvimento de habilidades de fala no ambiente educacional ISL E-learning
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14998Palavras-chave:
Ambiente educacional e-learning, Processo educacional, Prática de línguas estrangeiras, Habilidades de fala, Método comunicativoResumo
O artigo enfoca as peculiaridades do ensino de falar no ambiente educacional E-learning, que hoje é uma necessidade para organizar o processo educacional de alta qualidade. O material a ser analisado é baseado na parte on-line do curso "Prática de línguas estrangeiras (inglês)", elaborado para os estudantes do Programa de Bacharelado "Educação Pedagógica (dupla especialização) e Segunda Língua Estrangeira" (5 anos, período integral) da Universidade Federal de Kazan. O status dos professores de línguas estrangeiras sempre foi elevado, pois eles desempenham um papel importante na promoção da comunicação transcultural, na promoção da tolerância e na aproximação entre nações e países. Cabe aos professores fazer com que os alunos compreendam a essência da comunicação bem-sucedida que reside no respeito à diversidade de culturas, povos, nações e línguas. Neste aspecto, ser culturalmente competente é de grande importância (MINGAZOVA; MELLO; GAFIYATOVA, 2017). O curso "Prática de línguas estrangeiras (inglês)" está localizado na plataforma edu.kpfu.ru. É dada atenção especial à implementação de uma abordagem comunicativa ao ensinar a falar, considerando a trajetória educacional individual do aluno ou do grupo de estudo. Além disso, a pesquisa dá o essencial da análise teórica e os resultados dos testes experimentais das abordagens de ensino oral, a eficácia dos métodos usados na formação das habilidades de fala dos estudantes. Assim, poderíamos afirmar que ao ensinar a fala no ambiente educacional de E-learning, é necessário conduzir etapas preparatórias na forma de estudo e treinamento de novo vocabulário on-line, o que leva à possibilidade de dar mais tempo às formas de trabalho em grupo durante as aulas presenciais. O trabalho de base e a análise do material factual selecionado indicam que, o ensino da fala pode ser efetivamente realizado on-line, se determinados requisitos forem atendidos, tais como o uso de uma abordagem comunicativa, a organização adequada do trabalho individual e em grupo, alta autodisciplina e motivação do aluno e do professor. O uso do ambiente educacional E-learning pode melhorar a qualidade do treinamento da fala na instituição de ensino superior.
Downloads
Referências
BLAKE, R. Best practices in online learning: is it for everyone? Rubio and Thoms, p. 10-26, 2013.
BUDANITSKY, A.; HIRST, G. Evaluating wordnet-based measures of lexical semantic relatedness. Computational linguistics, v. 32, n. 1, p. 13-47, 2006.
DZUBINSKI, L. Teaching presence: co-creating a multi-national online learning community in an asynchronous classroom. Online Learning Journal, v. 18, n. 2, 2014).
GURYANOV, I. O. et al. It tools in discourse analysis: state of affairs and problems. AD ALTA-Journal of Interdisciplinary Research, v. 7, n. 2, p. 236-238, 2017.
LIN, C. H.; ZHANG, Y.; ZHENG, B. The roles of learning strategies and motivation in online language learning: A structural equation modeling analysis. Computers & Education, v. 113, p. 75-85, 2017.
MINGAZOVA, N.; MELLO, H.; GAFIYATOVA, E. Academic and cultural exchange in online teaching In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 9., 2017, Barcelona. Proceedings […]. Barcelona, Spain: EDULEARN17, 2017. p. 7864-7867.
SADYKOVA, G.; MESKILL, C. Interculturality in online learning: instructor and student accommodations. Online Learning, v. 23, n. 1, p. 5-21, 2019.
SALMON, G. E-moderating: the key to teaching and learning online. 2. ed. London: Taylor & Francis, 2004. 284 p.
SEMUSHINA, E.; GALEEVA, M.; GALIULLINA, G. Peculiarities of teaching speaking in distant form as a part of formation of translator’s conference of technical specialists. In: SGEM Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology and Healthcare, Education. 2014. p. 641-648.
ZAKIROVA, L. R.; YASHINA, M. Y.; SHINGAREVA, A. S. Peculiarities of teaching listening using authentic ecological materials in the senior secondary school. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 505-508, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.