A formação da identidade nacional em processo de educação estética da juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15000

Palavras-chave:

Juventude, Identidade nacional, Educação estética, Arte nacional, Cultura popular, Valores estéticos

Resumo

O documento discute as questões da identidade nacional e da formação do patriotismo por meio da arte nacional e da cultura popular, que são capazes de despertar o amor pela família, seu lar, sua comunidade nacional e territorial. Para estudar o processo de formação da identidade nacional, foi adotada uma abordagem construcionista, dentro da qual foi considerado um fenômeno construído. O sistema de identidade da juventude moderna foi estudado através da compilação de um teste por T. Kuhn e T. MacPartland "Quem sou eu? O teste foi oferecido a estudantes da Kazan National Research University (1997; 2012), e a estudantes da Kazan Federal University (2019). Foi identificada uma tendência para aumentar a proporção de estudantes que determinaram sua identidade nacional (homem / mulher tártara, homem / mulher russa russa). O trabalho revela exemplos específicos dos métodos de formação de uma identidade nacional no processo de educação estética: o renascimento da arte popular, uma vez que ela está inextricavelmente ligada às tradições nacionais e religiosas; a familiarização com as artes e ofícios, refletindo as características distintivas de cada nação. Todos os povos do Volga Médio vivem em Tatarstan: exceto Tatars e Russos, os Chuvash, Mari, Mordovianos, Ucranianos, Bielorrussos vivem na república. Todas as nacionalidades da república formaram suas formações institucionais, ou comunidades culturais-nacionais, passam suas férias, que vão além da estrutura do republicano e se tornam todas russas e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gulnara Ildarovna Safina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant of the Department of Design and National Arts.

Taisiya Olegovna Pushkar, Manhattan School of Music (MSM), New York

Head of Instrumental Department. Doctor of Music.

Lubov Markelovna Yao, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Design and National Arts. Doctor of Sociology.

Juliana Gennadievna Emanova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Design and National Arts. Candidate of Pedagogical Sciences.

Referências

AHMETSHINA, G. R.; KADYJROVA, L. H.; MUSINA, K. I. The use of virtual reconstruction technology to prepare intending designers in Kazan federal university. The Turkish Online Journal of Design, Art and Communication, n. esp., p. 3131-3140, 2016.

DEPUTATOVA, A.; EMANOVA, J.; YAO, M. Influence of art technologies on motivation of school students to studying world art culture. Modern Journal of Language Teaching Methods, n. 10, p. 59-64, 2016.

IONIN, L.G. Sociology of culture. Moscow: HSE Publishing House, 2004. 427 p.

KARKINA, S. V.; BATYRSHINA, G. I.; SAFIULLINA, L. G, KOVRIKOVA, E. V.; AGASARYAN, L. S. The sound imitation of some national instruments in piano music. Revista San Gregorio, n. 27, p. 6-13, 2018.

MUHAMETZANOVA, L.; PUSHKAR, T.; EMANOVA, J.; YAO, M. The contradiction between contemporary art demands and academic traditions of art education. National Academy of Managerial Staff of Culture and Arts Herald, v. 3, n. 2, 2018.

POLITIZDAT, M. Fundamentals of Marxist-Leninist philosophy. 4. ed. Textbook, 1979. 463 p.

RUSSIA. The official website of the Republican Center for the Development of Traditional Culture. Available: https://www.tatfolk.ru. Access: 10 dec. 2020.

SPECTOR, M.; KITSUSE, J. I. Constructing social problems. California: Menlo Park, 1977. p. 73-78.

THE LATEST sociological dictionary. Minsk: Book House, 2010. 344 p.

YARMAKEEV, I. E.; AKHMADULLINA, R. M.; VALIAKHMETOVA, N. R. Potential of pedagogical disciplines for forming ethno-cultural competence of students. Future teachers, Astra Salvensis, v. 6, p. 275-285, 2018.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

SAFINA, G. I.; PUSHKAR, T. O.; YAO, L. M.; EMANOVA, J. G. A formação da identidade nacional em processo de educação estética da juventude. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 600–609, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.15000. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15000. Acesso em: 21 nov. 2024.