Esferas motivacionais da juventude estudante na sociedade da Rússia moderna

Educacional e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16181

Palavras-chave:

Educação, Motivação, Campo motivacional, Juventude, Interesses, Estrutura de interesses

Resumo

O artigo analisa os elementos que constituem o campo motivacional da juventude estudantil e determinam sua especificidade no contexto das realidades modernas da sociedade russa. O tema da pesquisa é o preenchimento do conteúdo de tais elementos do campo motivacional nas direções básicas de atividade no ambiente juvenil como a escolha de uma profissão, os motivos da comunicação interpessoal, a estrutura dos interesses extracurriculares e os motivos para a escolha um hobby, um cônjuge. A fundamentação teórica da pesquisa são as obras de autores nacionais e estrangeiros de orientação sociofilosófica e sociológica. Com base no objetivo e objetivos, o trabalho utiliza análise comparativa, síntese interdisciplinar e outras técnicas de metodologia científica geral. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a maioria dos alunos do ensino superior apresenta a relação idade biológica e psicológica dentro da norma de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galina I. Kolesnikova, Donetsk national University of Economics and trade named after Mikhail Tugan-Baranovsky, Donetsk – Ukraine

Doctor of philosophy, Professor, independent expert on the problems of consciousness and its impact, corresponding member of the Russian Academy of Natural Sciences (RAE), member of the International scientific community-International Academy of Natural History (IANH), Professor of the Department of philosophy.

Eleonora Vl. Barkova, Plekhanov Russian University of Economics (PRUE), Moscow – Russia

Doctor of Philosophy, Professor, Department of History and Philosophy.

Nina A. Oparina, Moscow City University, Institute of Culture and Arts, Department of Social and Cultural Practices, Moscow – Russia

PhD in Pedagogical Sciences, Professor.

Victoria N. Vlasova, Rostov State Medical University, Rostov-on-Don – Russia

Doctor of Philosophy, candidate of pedagogical sciences, Professor.

Ekaterina V. Potapkina, Moscow City University, Moscow – Russia

Senior Lecturer.

Maksim O. Panov, Moscow City University, Moscow – Russia

Assistant.

Referências

CHIKAEVA, K. S. et al. The role of education in the formation of competitiveness of student youth at the modern labor market. Revista Gênero e Direito, v. 9, n. 4, p. 882-898, 2020.

DASKALESCU, A. A. Study of motivation for choosing a profession among students of higher educational institutions. Academy of Pedagogical Ideas "Novation", ART 434 el. 0.2, p. 12, 2018. Available: http://akademnova.ru/page/875548. Access: 26 Oct. 2020.

DOBROVICH, A. B. Who is the psychotherapist in the family. Moscow: Knowledge, 1985. 82 p.

GADOMSKAYA, P. A. Motives for choosing a partner in married life among 18-25 year old girls studying at the university. Academy of pedagogical ideas "Novation". Series: Student Scientific Bulletin, ART 600-el. 0.2, p. 12, 2018. Available: http://akademnova.ru/page/875550. Access: 26 Oct. 2020.

GAFIATULINA, N. K. et al. Socio-political changes as a socio-cultural trauma for the social health of Russian youth. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 8, n. 5, p. 602-609, 2018.

KARAPETYAN, E. A. et al. Сybersocialization as a factor of influence on the social health of student youth in a modern educational environment under the development of a global information society. Revista Gênero e Direito, v. 9, n. 4, p. 830-845, 2020.

KOLESNIKOVA, G. I. Deviantology. 2. ed. Moscow: Yurayt Publishing House, 2018. 175 p.

KOLESNIKOVA, G. I. Methodology of psychological and pedagogical research. Rostov-on-Don: Phoenix, 2015. 318 p.

KOLESNIKOVA, G. I. Social personality type: features of transformation in modern Russia. International journal of psychology and pedagogy in official activities, v. 4, p. 42-48, 2018.

LISINA, M. I. Problems of the ontogenesis of communication. Scientific research. Institute of general and educational psychology Acad. Ped. Sciences of the USSR. -M.: Pedagogy. 1986.

Motivational components of self-control. Emotional-volitional regulation of behavior and activity. In: Materials of scientific. Conf. Simferopol University, 2017. p. 180-182.

NAVAITIS, G. Family in psychological counseling. MODEK, MPSI, 2012. 320 p.

VOLKOVA, A. N. Practicum on experimental and applied psychology. L.: Letter, 1990. 75 p.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

KOLESNIKOVA, G. I.; BARKOVA, E. V.; OPARINA, N. A.; VLASOVA, V. N.; POTAPKINA, E. V.; PANOV, M. O. Esferas motivacionais da juventude estudante na sociedade da Rússia moderna: Educacional e pesquisa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 4237–4249, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16181. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16181. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.