Pesquisa para a formação da cultura econômica de alunos do segundo grau nas condições de desenvolvimento do ambiente da educação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16140

Palavras-chave:

Cultura econômica, Alunos do ensino médio, Ambiente educacional digital, Região, Formação da cultura econômica

Resumo

O trabalho se dedica ao problema de encontrar abordagens para avaliar o nível de formação da cultura econômica entre estudantes do ensino médio, como um de seus componentes importantes. O reconhecimento da significância do fenômeno em questão no âmbito educacional e a constatação de que o sistema de apoio pedagógico à educação econômica continuada nas organizações educacionais está, de certa forma, desatualizado exige sua imprescindível atualização. Nesse sentido, tornam-se urgentes os problemas de encontrar abordagens para o estudo das maneiras de formação da cultura econômica dos alunos do ensino médio no contexto do desenvolvimento do ambiente educacional digital da região, o que exige a construção do próprio modelo. O objetivo do trabalho é estudar, analisar o estado e o modelo do processo de formação da cultura econômica de estudantes do ensino médio. Os principais métodos de investigação são a análise teórica da literatura científica, psicológica e pedagógica sobre o problema de investigação, estudo e generalização da experiência sobre o problema; observação, questionamento, conversação, qualimetria, teste, método de avaliação pericial; experimento averiguador e formativo; análise do estudo; métodos de processamento estatístico matemático; processamento estatístico de dados empíricos. O estudo foi realizado com base na Universidade Pedagógica do Estado de Krasnoyarsk, em homenagem a V. P. Astafiev, com alunos de bacharelado e mestrado, alunos do ensino médio, professores de instituições de ensino, estudantes de universidades e instituições de ensino profissional secundário de Krasnoyarsk e território de Krasnoyarsk. A análise do estado do problema da formação da cultura econômica dos alunos do ensino médio com base nos instrumentos de teste diagnosticados revelou dependências correcionais entre os indicadores de quatro componentes na estrutura de formação da cultura econômica dos alunos do ensino médio e os níveis dessa formação nas condições do desenvolvimento do ambiente de educação digital na região. As dependências obtidas e os dados da pesquisa permitiram formar um modelo desse processo no contexto do desenvolvimento do ambiente educacional digital da região, descrevendo o grau de formação de cada componente em cada nível.

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Biografia do Autor

Tatiana P. Grass, St. Petersburg State University of Civil Aviation, St. Petersburg – Russia

Dr. Sci. Pedagogy, Assistant professor of Department No. 17 (Economics).

Vladimir I. Petrishchev, St. Petersburg State University of Civil Aviation, St. Petersburg – Russia

Dr. Sci Pedagogy, Professor of Department No. 7 (Language training).

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

GRASS, T. P.; PETRISHCHEV, V. I. Pesquisa para a formação da cultura econômica de alunos do segundo grau nas condições de desenvolvimento do ambiente da educação digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3817–3833, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16140. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16140. Acesso em: 6 dez. 2024.

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