Características da organização do trabalho nas principais fases do projeto nas aulas primárias
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15269Palavras-chave:
Atividade de projeto, Aluno junior, Etapas do trabalho em um projeto, Atividade do professor, Atividade do alunoResumo
O objetivo principal do artigo é analisar as principais etapas do trabalho no projeto, caracterizando as atividades do professor e do aluno nestas etapas. A base da atividade de projeto é o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, a capacidade de projetar de forma independente seus conhecimentos e navegar no espaço da informação, o desenvolvimento do pensamento crítico; é colocada uma ideia que constitui a essência do conceito de "projeto", seu enfoque pragmático no resultado, que se obtém ao resolver um determinado problema prático ou teoricamente significativo. Esse resultado pode ser visto, compreendido e aplicado na prática real. Para tal, é necessário ensinar as crianças a pensar com independência, encontrar e resolver problemas, utilizando conhecimentos de diferentes áreas para o efeito, a capacidade de prever os resultados e as possíveis consequências de diferentes soluções, a capacidade de estabelecer causas-e relações de efeito. Para cumprir o objetivo do estudo, várias etapas primárias de trabalho em um projeto são levadas em consideração, incluindo problematização, estabelecimento de metas, planejamento, implementação, apresentação e reflexão. Concluindo, pode-se inferir que a aplicação do método de projeto em sala de aula no ensino fundamental não suplanta o sistema de sala de aula, mas o complementa, organiza e amplia.
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