Características da organização do trabalho nas principais fases do projeto nas aulas primárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15269

Palavras-chave:

Atividade de projeto, Aluno junior, Etapas do trabalho em um projeto, Atividade do professor, Atividade do aluno

Resumo

O objetivo principal do artigo é analisar as principais etapas do trabalho no projeto, caracterizando as atividades do professor e do aluno nestas etapas. A base da atividade de projeto é o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, a capacidade de projetar de forma independente seus conhecimentos e navegar no espaço da informação, o desenvolvimento do pensamento crítico; é colocada uma ideia que constitui a essência do conceito de "projeto", seu enfoque pragmático no resultado, que se obtém ao resolver um determinado problema prático ou teoricamente significativo. Esse resultado pode ser visto, compreendido e aplicado na prática real. Para tal, é necessário ensinar as crianças a pensar com independência, encontrar e resolver problemas, utilizando conhecimentos de diferentes áreas para o efeito, a capacidade de prever os resultados e as possíveis consequências de diferentes soluções, a capacidade de estabelecer causas-e relações de efeito. Para cumprir o objetivo do estudo, várias etapas primárias de trabalho em um projeto são levadas em consideração, incluindo problematização, estabelecimento de metas, planejamento, implementação, apresentação e reflexão. Concluindo, pode-se inferir que a aplicação do método de projeto em sala de aula no ensino fundamental não suplanta o sistema de sala de aula, mas o complementa, organiza e amplia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sardarova Zhannat, Republican Institute for Advanced Studies of Senior and Scientific- Pedagogical Workers of the Education System (RIAS), Kazakhstan

Doctor of Pedagogical Sciences.

Abildina Saltanat Kuatovna, Karaganda State University named after Ye.A.Buketov (KSU), Qarağandı

Head of the Department of Pedagogy and Methods of Primary Education. Doctor of pedagogical sciences

Zhalgassova Anargul Asauovna, Atyrau Oil & Gas University named after Safi Utebayev (AOGU), Atyrau

Candidate of Pedagogic Sciences.

Bakhtiyarova Gulshat Rahmetzhanovna, Zhubanov Aktobe University (ZHUBANOV), Aktobe

Department of Pedagogy, Psychology and Primary Education. Candidate of Pedagogical Sciences.

Adilshinova Zina, Zhubanov Aktobe University (ZHUBANOV), Aktobe

Department of Pedagogy, Psychology and Primary Education. Candidate of Pedagogical Sciences.

Issabayeva D Darazha, Abai Kazakh National Pedagogical University (KAZNPU), Almaty

Associate Professor. Candidate of Pedagogical Sciences.

Zhiyenbayeva Saira, Kazakh National Women's Teacher Training University (KAZMKPU), Almaty

Doctor of Pedagogical Sciences.

Assakayeva Dana Salamatovna, PI Academy “Bolashaq” (BOLASHAQ), Karaganda

Head of the Department of Pedagogy and Psychology. Candidate of pedagogical sciences.

Referências

ABYKANOVA, B. et al. Formation of communicative competence of students in the information educational environment of an urban school. Ad Alta Journal of Interdisciplinary Research, v. 10, n. 1, p. 89-92, 2020a.

ABYKANOVA, B. et al. Professional competencies and methods for their formation in the university. Ad Alta Journal of Interdisciplinary Research, v. 10, n. 1, p. 59-62, 2020c.

ABYKANOVA, B. et al. The use of modern information technologies in the educational process. Ad Alta Journal of Interdisciplinary Research, v. 10, n. 1, p. 37-40, 2020b.

ALYABUSHEVA, G. V. The development of the cognitive interests of younger students in project activities. Moscow, 2011.

KAZAKHSTAN. Law of the Republic of Kazakhstan dated July 27, 2007 No. 319-III. On Education with amendments and additions as of December 4, 2015. Republic of Kazakhstan, 27 July 2007.

KAZAKHSTAN. State compulsory standard of secondary education (primary, basic secondary, general secondary education). pproved by the Resolution of the Government of the Republic of Kazakhstan dated August 23, 2012 No. 1080 (GOSO RK 1.4.002-2012). Republic of Kazakhstan, 23 Aug. 2012.

KOLESNIKOVA, I. A.; GORCHAKOVA-SIBIRSKAYA, M. P. Pedagogical design. Moscow: Publishing Center "Akademiya", 2005.

KRAUSE, I. G. The method of projects as one of the directions for the development of key competencies of younger students. Creative pedagogy, n. 3, 2013.

LI, A. et al. Socio-psychological profile of a person exposed to suicidal behavior. International Journal of Psychology, n. 51, 2016.

LI, Y., YESKENDIROVA A., SARDAROVA ZH. ET AL. Psychological features of decision-making policy in a conflict situation among university employees. International Journal of Psychology, n. 51, p.1086-1089, 2016.

POLAT, E. S et al. New pedagogical and information technologies in the education system. Moscow: Publishing Center "Akademiya", 2005.

SELEVKO, G. K. Encyclopedia of educational technologies. Moscow: Research Institute of School Technologies, 2006.

Publicado

01/05/2021

Como Citar

ZHANNAT, S.; KUATOVNA, A. S.; ASAUOVNA, Z. A.; RAHMETZHANOVNA, B. G.; ZINA, A.; D DARAZHA, I.; SAIRA, Z.; SALAMATOVNA, A. D. Características da organização do trabalho nas principais fases do projeto nas aulas primárias. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 828–841, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15269. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15269. Acesso em: 22 nov. 2024.