Efeitos do estado gestor sobre o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16459

Palavras-chave:

Estado gestor, Avaliações externas, Saberes docentes, Trabalho docente

Resumo

Do tipo ensaio teórico, o presente texto pretende debater os efeitos da (re)configuração do Estado - sob o prisma do gerencialismo - no trabalho docente. Para tanto, reflete, em linhas gerais, acerca dos sentidos do Estado gestor na interface com a educação e aborda as avaliações externas e os saberes docentes como objetos que ilustram os rebatimentos desse modelo de Estado no trabalho docente. Conclui-se que as funções docentes, compreendidas como aquelas que tinham no ensinar-aprender seu foco central, tem sido subsumidas por características mais ampliadas e que perpassam o controle externo e a formação desse profissional, apontando, portanto, para as implicações das condições de trabalho sobre o trabalho docente.

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Biografia do Autor

Tácio Assis Barros, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista FAPEG.

Mariza Almeida Rosa Pereira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação. Docente da Rede Estadual de Goiás.

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

BARROS, T. A.; PEREIRA, M. A. R.; OLIVEIRA, C. A. V. de. Efeitos do estado gestor sobre o trabalho docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022012, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16459. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16459. Acesso em: 3 dez. 2024.