Características de mentalidade e vida pessoal de professores nas províncias periféricas da Rússia na segunda metade do século XIX e início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15275

Palavras-chave:

Ensino, Mentalidade, Estilo de vida, Século XIX, Império russo

Resumo

Este artigo considera as peculiaridades da formação da mentalidade de professores provinciais seriamente influenciadas pelos processos de modernização da sociedade russa. As mudanças ocorridas na esfera social e seu impacto no magistério provincial foram a mudança de atitude em relação à fé, o casamento e as relações familiares, a feminização da sociedade, a transformação das atitudes sociais e a formação de um novo sistema de valores. O novo sistema de valores que emergiu neste período minou a autoridade dos fundamentos patriarcais tradicionais e criaram-se condições para a formação de uma nova cultura demográfica onde as mulheres instruídas também eram as portadoras do progresso. Surgiu uma nova atitude social, segundo a qual os estatutos sociais e profissionais não se baseavam na origem, mas no mérito individual. Esses fenômenos também se refletiram no desenvolvimento da profissão docente como grupo social e profissional. A mentalidade dos professores é formada como um conjunto estável de preferências formadas no nível da consciência coletiva em torno de normas socioculturais tradicionalmente estabelecidas.

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Biografia do Autor

Razilia Rauilovna Zhilkibaeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant of the Department of General and National History, Faculty of Philology and History, Yelabuga Institute. Ph.D. in History.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

ZHILKIBAEVA, R. R. Características de mentalidade e vida pessoal de professores nas províncias periféricas da Rússia na segunda metade do século XIX e início do século XX. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 901–909, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15275. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15275. Acesso em: 26 dez. 2024.

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