Liderança estratégica em gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17421Palavras-chave:
Liderança, Gestão educacional, Sistema educacional, Realização de metas, Atividade inovadoraResumo
A gestão educacional diz respeito à administração do sistema educacional. Um grupo conecta recursos humanos e materiais para gerenciar, projetar, planejar e executar estruturas para lidar com um sistema educacional. Neste artigo, pretende-se examinar o conceito de liderança estratégica na gestão educacional. Ele também identifica problemas de gestão educacional na prática russa e sugere maneiras de resolver a visão moderna de liderança estratégica bem-sucedida na gestão educacional. O método descritivo-analítico é utilizado para atingir esse objetivo. Com base nos resultados, considera-se a experiência negativa e positiva da liderança estratégica na gestão educacional. Com isso, derivam-se as bases para alcançar os altos resultados do empreendimento. A relevância desse tema reside no fato de que há uma demanda muito alta por liderança estratégica na gestão educacional nos dias de hoje.
Downloads
Referências
Alayoubi, M. M., Al Shobaki, M. J., & Abu-Naser, S. S. (2020). Strategic leadership practices and their relationship to improving the quality of educational service in Palestinian Universities. International Journal of Business Marketing and Management (IJBMM), 5(3), 11-26.
Abu Mostafa, Y., Salama, A. A., Abu Amuna, Y. M., & Aqel, A. (2021). The Role of Strategic Leadership in Activating Time Management Strategies to Enhance Administrative Creativity Skills. International Journal of Academic Management Science Research (IJAMSR) Vol, 5, 36-48.
Ali, B. J., & Anwar, G. (2021). Strategic leadership effectiveness and its influence on organizational effectiveness. International Journal of Electrical, Electronics and Computers, 6(2).
Anastasiou, S., & Garametsi, V. (2021). Perceived leadership style and job satisfaction of teachers in public and private schools. International Journal of Management in Education, 15(1), 58-77.
Birasnav, M., & Bienstock, J. (2019). Supply chain integration, advanced manufacturing technology, and strategic leadership: An empirical study. Computers & Industrial Engineering, 130, 142-157.
Cortes, A. F., & Herrmann, P. (2021). Strategic leadership of innovation: a framework for future research. International Journal of Management Reviews, 23(2), 224-243.
de Araujo, L. M., Priadana, S., Paramarta, V., & Sunarsi, D. (2021). Digital leadership in business organizations. International Journal of Educational Administration, Management, and Leadership, 45-56.
Dooris, M., Powell, S., Parkin, D., & Farrier, A. (2021). Health promoting universities: effective leadership for health, well-being and sustainability. Health Education.
Ismail, S. N., Kanesan, A. G., & Muhammad, F. (2018). Teacher Collaboration as a Mediator for Strategic Leadership and Teaching Quality. International Journal of Instruction, 11(4), 485-498.
Mahdi, O. R., & Nassar, I. A. (2021). The business model of sustainable competitive advantage through strategic leadership capabilities and knowledge management processes to overcome covid-19 pandemic. Sustainability, 13(17), 9891.
Najmi, K., Kadir, A. R., & Kadir, M. I. A. (2018). Mediation effect of dynamic capability in the relationship between knowledge management and strategic leadership on organizational performance accountability. International Journal of Law and Management.
Samimi, M., Cortes, A. F., Anderson, M. H., & Herrmann, P. (2020). What is strategic leadership? Developing a framework for future research. The Leadership Quarterly, 101353.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.