Licenciatura indígena

Interculturalidades e decolonialidades em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17922

Palavras-chave:

Interculturalidade, Decolonialidade, Licenciatura indígena, Projeto de curso

Resumo

Este artigo debate a presença dos conceitos de interculturalidade e decolonialidade nos projetos pedagógicos das licenciaturas indígenas implantadas no Brasil. Os dados coletados foram retirados de doze projetos já aprovados e que tiveram ao menos uma turma. As informações buscadas estavam relacionadas com a presença explicita dos referidos conceitos e dos espaços reservados para eles. As respostas permitiram uma análise contextualizada sobre as mudanças na construção de novos cursos, especialmente as licenciaturas indígenas, que possuem a missão de formar educadores para atuar nas escolas indígenas.

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Biografia do Autor

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, Instituto Federal da Bahia

Docente da Licenciatura Intercultural Indígena. Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP).

Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente Licenciatura Intercultural Indígena. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

13/05/2023

Como Citar

COSTA, F. V. F. da; OLIVEIRA, M. A. M. de. Licenciatura indígena : Interculturalidades e decolonialidades em perspectiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023018, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17922. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17922. Acesso em: 21 nov. 2024.