Desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19901

Palavras-chave:

Pensamento crítico, Qualidade da educação, Pensamento sistêmico, Competências de inovação

Resumo

O artigo aborda o potencial da tecnologia para fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico como condição essencial para os estudantes adquirirem competências profissionais voltadas à inovação. Considerando o cenário atual da educação, enfatiza-se a necessidade de que o professor considere as influências das tendências contemporâneas de transformação digital no processo educacional. O objetivo do estudo é avaliar a eficácia de diferentes métodos pedagógicos e analisar seu impacto nas habilidades de pensamento crítico dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem mista, utilizando métodos teóricos e empíricos, e foi realizada com 160 discentes da Universidade Industrial de Tiumen. Os resultados indicam que o trabalho em grupo (78%) e a pesquisa temática são os métodos mais eficazes e preferidos para o desenvolvimento dessas habilidades. As conclusões apresentadas no estudo podem ser aproveitadas por educadores que atuam no ensino de disciplinas das áreas de humanidades e técnicas em instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ekaterina Akvazba, Tyumen Industrial University

    

Vera Bogdanova, Tyumen Industrial University

   

Referências

BERDNIKOVA, I. A. Obespecheniye kachestva usvoyeniya uchebnogo materiala studentami v protsesse razvitiya kriticheskogo myshleniya [Ensuring the quality of assimilation of educational material by students in the process of developing critical thinking]. 2009. 22 f. Dissertation (Pedagogical Sciences Candidate) – Chelyabinsk State Pedagogical University, Chelyabinsk, 2009.

BOYAZITOVA, I. V.; BELOUS, V. V.; ROMASHCHENKO, S. V. Issledovaniye navykov kriticheskogo myshleniya i ikh effektivnosti u studentov na raznykh etapakh obucheniya v vuze [Study of critical thinking skills and their effectiveness in students at different stages of study at the university]. Psychology. Historical-Critical Reviews and Current Researches, [S. l.], v. 5, n. 6A, p. 189–201, 2016.

EFEROVA, A. R. Pedagogicheskiye usloviya formirovaniya kriticheskogo myshleniya studentov v obrazovatel'nom protsesse tekhnicheskogo vuza [Pedagogical conditions for the formation of critical thinking of students in the educational process of a technical university]. 2010. 44 f. Dissertation (Pedagogical Sciences Candidate) – Voronezh State University, Voronezh, 2010.

FACIONE, P. A. Critical thinking: What it is and why it counts. Measured Reasons LLC, Hermosa Beach, CA, 2015.

HALPERN, D. Psikhologiya kriticheskogo myshleniya [Psychology of critical thinking]. St. Petersburg: Piter, 2001. 496 p.

LINDSAY, G.; HULL, K. S.; THOMSON, R. F. Tvorcheskoye i kriticheskoye myshleniye [Creative and critical thinking]. In: MAKLAKOV, A. G. (ed.). Poznavatel'nyye psikhicheskiye protsessy: Khrestomatiya [Cognitive mental processes: Anthology]. St. Petersburg: Piter, 2001. p. 445–449.

MINKINA, F. F. Kriticheskoye myshleniye uchashchikhsya i pedagogicheskiye sposoby yego formirovaniya (na materiale obshchestvovedcheskogo kursa) [Critical thinking of students and pedagogical methods of its formation (based on the social science course)]. 2000. 166 f. Dissertation (Pedagogical Sciences Candidate) – Kazan State Pedagogical University, Kazan, 2000.

PAUL, R. Critical thinking: What, why, and how. In: Critical thinking: What every person needs to survive in a rapidly changing world. Santa Rosa: Foundation for Critical Thinking, 1990. p. 45–56.

PLOTNIKOVA, N. F. Formirovaniye kriticheskogo myshleniya studentov vuza v usloviyakh komandnoy formy organizatsii obucheniya [Formation of critical thinking of university students in the context of a team form of organization of education]. Kazan: Publishing House of Kazan University, 2015. 84 p.

SHCHERBAKOVA, L. I.; BYKOVSKY, N. V.; VASILENKO, D. A.; KORGAGIN, V. N.; NIKULIN, D. A.; SHEPILOV, D. S.; SHNYAKIN, D. V.; YUDIN, A. V. (comp.). Teoreticheskiye osnovy i sotsial'nyye praktiki razvitiya kriticheskogo myshleniya: Uchebno-metodicheskoye posobiye dlya prakticheskikh zanyatiy i organizatsii samostoyatel'noy raboty aspirantov [Theoretical foundations and social practices of critical thinking development: A teaching aid for practical classes and organizing independent work of graduate students]. Novocherkassk: Publishing house "NOK", 2023. 62 p.

STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Critical thinking. July 21, 2018. Available at: https://plato.stanford.edu/entries/critical-thinking/. Accessed in: 5 dec. 2024.

YAKUNINA, N. A. Critical thinking: Analytical understanding of concept. Psychological-pedagogical journal Gaudeamus, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 21–26, 2019.

ZAIR-BEK, S. I.; MUSHTAVINSKAYA, I. V. Razvitiye kriticheskogo myshleniya na uroke: posobiye dlya uchiteley obshcheobrazovatel'nykh uchrezhdeniy [Development of critical thinking in the lesson: A manual for teachers of comprehensive educational institutions]. 2. ed. Moscow: Prosveshcheniye, 2011. 223 p.

Publicado

17/12/2024

Como Citar

AKVAZBA, E.; BOGDANOVA, V. Desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes de engenharia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023037, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19901. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19901. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa