Desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19901Palavras-chave:
Pensamento crítico, Qualidade da educação, Pensamento sistêmico, Competências de inovaçãoResumo
O artigo aborda o potencial da tecnologia para fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico como condição essencial para os estudantes adquirirem competências profissionais voltadas à inovação. Considerando o cenário atual da educação, enfatiza-se a necessidade de que o professor considere as influências das tendências contemporâneas de transformação digital no processo educacional. O objetivo do estudo é avaliar a eficácia de diferentes métodos pedagógicos e analisar seu impacto nas habilidades de pensamento crítico dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem mista, utilizando métodos teóricos e empíricos, e foi realizada com 160 discentes da Universidade Industrial de Tiumen. Os resultados indicam que o trabalho em grupo (78%) e a pesquisa temática são os métodos mais eficazes e preferidos para o desenvolvimento dessas habilidades. As conclusões apresentadas no estudo podem ser aproveitadas por educadores que atuam no ensino de disciplinas das áreas de humanidades e técnicas em instituições educacionais.
Downloads
Referências
BERDNIKOVA, I. A. Obespecheniye kachestva usvoyeniya uchebnogo materiala studentami v protsesse razvitiya kriticheskogo myshleniya [Ensuring the quality of assimilation of educational material by students in the process of developing critical thinking]. 2009. 22 f. Dissertation (Pedagogical Sciences Candidate) – Chelyabinsk State Pedagogical University, Chelyabinsk, 2009.
BOYAZITOVA, I. V.; BELOUS, V. V.; ROMASHCHENKO, S. V. Issledovaniye navykov kriticheskogo myshleniya i ikh effektivnosti u studentov na raznykh etapakh obucheniya v vuze [Study of critical thinking skills and their effectiveness in students at different stages of study at the university]. Psychology. Historical-Critical Reviews and Current Researches, [S. l.], v. 5, n. 6A, p. 189–201, 2016.
EFEROVA, A. R. Pedagogicheskiye usloviya formirovaniya kriticheskogo myshleniya studentov v obrazovatel'nom protsesse tekhnicheskogo vuza [Pedagogical conditions for the formation of critical thinking of students in the educational process of a technical university]. 2010. 44 f. Dissertation (Pedagogical Sciences Candidate) – Voronezh State University, Voronezh, 2010.
FACIONE, P. A. Critical thinking: What it is and why it counts. Measured Reasons LLC, Hermosa Beach, CA, 2015.
HALPERN, D. Psikhologiya kriticheskogo myshleniya [Psychology of critical thinking]. St. Petersburg: Piter, 2001. 496 p.
LINDSAY, G.; HULL, K. S.; THOMSON, R. F. Tvorcheskoye i kriticheskoye myshleniye [Creative and critical thinking]. In: MAKLAKOV, A. G. (ed.). Poznavatel'nyye psikhicheskiye protsessy: Khrestomatiya [Cognitive mental processes: Anthology]. St. Petersburg: Piter, 2001. p. 445–449.
MINKINA, F. F. Kriticheskoye myshleniye uchashchikhsya i pedagogicheskiye sposoby yego formirovaniya (na materiale obshchestvovedcheskogo kursa) [Critical thinking of students and pedagogical methods of its formation (based on the social science course)]. 2000. 166 f. Dissertation (Pedagogical Sciences Candidate) – Kazan State Pedagogical University, Kazan, 2000.
PAUL, R. Critical thinking: What, why, and how. In: Critical thinking: What every person needs to survive in a rapidly changing world. Santa Rosa: Foundation for Critical Thinking, 1990. p. 45–56.
PLOTNIKOVA, N. F. Formirovaniye kriticheskogo myshleniya studentov vuza v usloviyakh komandnoy formy organizatsii obucheniya [Formation of critical thinking of university students in the context of a team form of organization of education]. Kazan: Publishing House of Kazan University, 2015. 84 p.
SHCHERBAKOVA, L. I.; BYKOVSKY, N. V.; VASILENKO, D. A.; KORGAGIN, V. N.; NIKULIN, D. A.; SHEPILOV, D. S.; SHNYAKIN, D. V.; YUDIN, A. V. (comp.). Teoreticheskiye osnovy i sotsial'nyye praktiki razvitiya kriticheskogo myshleniya: Uchebno-metodicheskoye posobiye dlya prakticheskikh zanyatiy i organizatsii samostoyatel'noy raboty aspirantov [Theoretical foundations and social practices of critical thinking development: A teaching aid for practical classes and organizing independent work of graduate students]. Novocherkassk: Publishing house "NOK", 2023. 62 p.
STANFORD ENCYCLOPEDIA OF PHILOSOPHY. Critical thinking. July 21, 2018. Available at: https://plato.stanford.edu/entries/critical-thinking/. Accessed in: 5 dec. 2024.
YAKUNINA, N. A. Critical thinking: Analytical understanding of concept. Psychological-pedagogical journal Gaudeamus, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 21–26, 2019.
ZAIR-BEK, S. I.; MUSHTAVINSKAYA, I. V. Razvitiye kriticheskogo myshleniya na uroke: posobiye dlya uchiteley obshcheobrazovatel'nykh uchrezhdeniy [Development of critical thinking in the lesson: A manual for teachers of comprehensive educational institutions]. 2. ed. Moscow: Prosveshcheniye, 2011. 223 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.