Professores Brasileiros no PDPI-EUA

um olhar complexo e transcultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20357

Palavras-chave:

Interculturalidade, Transculturalidade, Paradigma da Complexidade

Resumo

Este artigo analisa os impactos formativos do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), promovido pela CAPES em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright. Inserido no campo da Educação, com ênfase na formação docente e no ensino de línguas adicionais, o estudo investiga como a imersão acadêmica e cultural nos Estados Unidos contribui para o desenvolvimento da consciência intercultural e transcultural de professores da rede pública brasileira. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com revisão teórica baseada na teoria enunciativa discursiva de Bakhtin, na perspectiva de transculturalidade de Kramsch e no paradigma da complexidade proposto por Larsen-Freeman e Cameron. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos participantes do PDPI 2023 e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam ressignificações identitárias e pedagógicas, revelando a sala de aula como sistema complexo e dinâmico, influenciado por múltiplas interações culturais.

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Biografia do Autor

Daiane Patrícia Lopes Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Estudos de Linguagens pelo Programa de pós-graduação em estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte, MG.

Fabiana Dalila Becker, Universidade do Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação Profissional pelo PPGEB da UNIARP- Caçador- SC.

Joel Cezar Bonin, Universidade do Vale do Rio do Peixe

Doutor em Filosofia pela PUC-PR (2020). Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB-UNIARP).

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Publicado

16/06/2025

Como Citar

LIMA, D. P. L.; BECKER, F. D.; BONIN, J. C. Professores Brasileiros no PDPI-EUA: um olhar complexo e transcultural. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 29, n. 00, p. e025013, 2025. DOI: 10.22633/rpge.v29i00.20357. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20357. Acesso em: 17 jul. 2025.