Educación y salud mental

contrastes entre la pedagogía terapéutica de barbacena y nise da silveira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20613

Palabras clave:

Educación inclusiva, Salud mental, Nise da Silveira, Barbacena, Pedagogía terapéutica

Resumen

Este artículo analiza comparativamente dos hitos en la historia de la psiquiatría brasileña: el Hospital Colônia de Barbacena y el trabajo de la médica Nise da Silveira. El objetivo central de la investigación es comparar estos dos eventos históricos, destacando los aspectos pedagógicos y educativos del enfoque promovido por Nise en contraposición al ambiente de abandono y medicalización del Manicomio de Barbacena. La discusión se fundamenta en el Objetivo de Desarrollo Sostenible 3 (Salud y Bienestar), reforzando la importancia de prácticas inclusivas en salud mental. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y bibliográfico que reúne obras clásicas, relatos históricos e investigaciones contemporáneas. El Colônia refleja prácticas excluyentes, marcadas por el hacinamiento, el descuido, el hambre y tratamientos limitados a pocos fármacos. En contraste, Nise introdujo terapias no invasivas, como la pintura, la modelación y la convivencia con animales, transformando el cuidado en una experiencia educativa. Se concluye que las prácticas pedagógicas son indispensables para la salud mental y deben integrarse en las políticas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Castilho Lopes, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2023). Pós-graduado em Saúde Pública com ênfase em ESF pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu - PROPOS da Faculdade Ibra de Brasília - FABRAS (2024). Mestre em Desenvolvimento e sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Geral e atenção básica, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde e atenção básica. É professor do curso de medicina da UNIARP, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de medicina, com experiência em metodologias ativas de aprendizagem (Problem Based Learning - PBL, Team Based Learning - TBL). 

Joel Cezar Bonin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997). Professor da UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe), de 2010 a 2025. Atuou como professor no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS), na linha de pesquisa "Sociedade, Cidadania e Segurança" (2020-2025) e no Mestrado Profissional em Educação Básica, na linha de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" (2019-2025). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, sociologia, antropologia, sustentabilidade, ética, cidadania e política. Atuou como professor, tutor e produtor de material EAD para a UNIARP nas disciplinas de sociologia e antropologia jurídica. Atualmente é graduando de Licenciatura em Filosofia, pela UNINTER (2024-2026).

Cristianne Confessor Castilho Lopes, Universidade da Região de Joinville

Graduada em Fisioterapia pela Faculdades de Ciências da Saúde de Joinville (1997). Foi professora de ensino superior no Curso de Fisioterapia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e Orientadora de TCC no Curso de Especialização em Saúde da Família PROVAB/Mais Médicos - Modalidade a Distância, da UNA-SUS/UNIFESP. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia no psf, insuficiência respiratória, pneumonia, ventilação invasiva, fisioterapia desportiva e pré e pós operatório de cirurgia bariátrica e metabólica. Possui especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Fisioterapia Dermato Funcional, Fisioterapia Cardio Respiratória, Programa de Saúde da Família e Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior. Mestra e Doutora em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville - Univille.

Citas

Araripe, A. G. M. de A., Miranda, L. L., & Gomes, A. D. (2025). Meu instrumento é o pincel: personificação e análise fílmica sobre Nise da Silveira. Revista Ibero-americana de humanidades, ciências e educação, 11(3), 1440–1458. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18420

Arbex, D. (2019). Holocausto Brasileiro. Intrínseca.

Barbosa-Fohrmann, A. P.; Aubert, A. C. P. (2023). Legislation and practices of psychiatric institutionalization in Brazil: a foucauldian interpretation of Barbacena’s holocaust (pp. 73–92). Springer Nature.

Chan, G. T. (2008). Emygdio de Barros: a pintura como caminho. Ensaios, 1(1), p.45-57. https://doi.org/10.22409/re.v1i1.64.

Cordeiro, M. L. (2024). Holocausto Brasileiro: O limiar entre história e jornalismo literário. RealizAção, 11(22), e24005. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18817

Corradi-Webster, C. M., Reis, G., Brisola, E. B. V., Sampaio, C. A., Araujo, C. N. P., Rufato, L. S., Oliveira, R. A. S., Ricci, R. É., Oliveira, W. F., de Oliveira, B. R., Bellamy, C., & Costa, M. (2025). A reflection on the role of individuals with lived experience in shaping the Brazilian psychiatric reform. Irish Journal of Psychological Medicine. https://doi.org/10.1017/ipm.2025.20.

Farrow, T. J. (2024). Death, burial, and commemoration in 19th-and early–20th century British ‘Lunatic Asylum’and ‘Mental Hospital’cemeteries. European Journal For The History Of Medicine And Health, 81(2), p. 266–304.

Fernández Pérez, P. (2021). New hospitals and ideas for the management of large hospitals in western europe (1880s–1930s). In The emergence of modern hospital management and organisation in the world 1880s–1930s (pp. 19–32). Emerald Publishing.

Fontelles, M. J., Simões, M. G., Farias, S. H., & Fontelles, R. G. S. (2009). Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa [PDF]. Universidade da Amazônia/UNAMA.

Freitas, C. D. R., & Reuter, B. (2021). Modos de subjetivação e discurso psiquiátrico: implicação e repercussão do diagnóstico psiquiátrico na construção de identidade dolsujeito. Saúde e sociedade, 30(1), e200172. https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200172.

Galletto, K. C. (2024). Demolindo paradigmas da saúde mental brasileira: o Hospital Psiquiátrico de Barbacena e sua nova identidade como museu. Revista de história regional, 29. https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.29.23788.

Gullar, F. (2024). Nise da Silveira: uma psiquiatra rebelde. Paidós.

Damião Junior, M. (2021). Fundamentos do método de nise da silveira: clínica, sociedade e criatividade. Junguiana, 39(1), p. 91–100, 2021.

Lister, R., Patrick, R., & Brown, K. (2024). Social control, regulation and resistance. In Understanding theories and concepts in social policy (pp. 133–160). Bristol University Press.

Lousa, T., & Mikosz, J. E. (2022). Nise da Silveira and the revolutionary use of art as occupational therapy in the psychiatric context. Revista Ocupación Humana, 22(2), 228–241.

Morse, A. C. (2024). Agency, resistance, and alienation: The carceral geographies of art in the American prison system. In L. B. (Ed.), Justice in the age of agnosis: Socio-legal explorations of denial, deception, and doubt (pp. 45–72). Palgrave Macmillan

Nações Unidas no Brasil. (s.d.). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Oliveira, L. F. (2025). Nise da Silveira and person-centered medicine: The individualization of the approach to mental and subjective processes. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 29.

Pazinatto, M. M. (2019). A relação médico-paciente na perspectiva da recomendação CFM 1/2016. Revista Bioética, 27(2), p. 234–243.

Pedrosa, P. H. B., Isaias, C. de S. M., Acioli, M. M. da S., Constantino, G. N. B., & Silva, E. S. B. da. (2024). Contributos Atemporal De Nise Da Silveira Frente A Reforma Psiquiátrica No Brasil: Um Estudo Reflexivo. Brazilian Journal Of Medical Sciences, 2(3), p. 59–68.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2ª ed.). Universidade Feevale.

Roberts-Pedersen, E. (2024). Making mental health (5a ed). Routledge.

Tavares, J. S. C. (2021), 1. Suspended tears or death. In J. S. Santana (Org.). Saúde das populações negras na América e África (pp. 63–83). Eduneb.

Taylor, T. F., & Macdonald, K. (2022). The criminalization of madness. In O. Hodwitz (Ed.), The origins of criminological theory (pp. 92–110). Routledge.

Wübben, Y. (2023), Century psychiatry (Pargeter, Arnold, Pinel). Walter de Gruyter Gmbh & Co.

Zambello, A. V., Soares, A. G., Tauil, C. E., Donzelli, C. A., Fontana, F., Chotolli, W. P., & Mazucato, T. (2018). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. FUNEPE.

Zarbin, A. J. G. (2022). Ciência para uma sociedade: a ciência é um dos motores que transformam a sociedade e produz um mundo melhor. Ciência E Cultura, 74(4). doi.org/10.5935/2317-6660.20220056

Publicado

08/10/2025

Cómo citar

Lopes, L. . C., Bonin, J. C., & Lopes, C. C. C. (2025). Educación y salud mental: contrastes entre la pedagogía terapéutica de barbacena y nise da silveira. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025046. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20613

Artículos más leídos del mismo autor/a