Educação e saúde mental
contrastes entre Barbacena e a pedagogia terapêutica de Nise da Silveira
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20613Palavras-chave:
Educação inclusiva, Saúde mental, Nise da Silveira, Barbacena, Pedagogia terapêuticaResumo
Este artigo analisa comparativamente dois marcos da história da psiquiatria brasileira: o Hospital Colônia de Barbacena e o trabalho da médica Nise da Silveira. O objetivo central da pesquisa é comparar esses dois eventos históricos, destacando os aspectos pedagógicos e educativos da abordagem promovida por Nise, em contraposição ao ambiente de abandono e medicalização do Manicômio de Barbacena. A discussão é fundamentada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e bem-estar), reforçando a importância de práticas inclusivas em saúde mental. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico, que reúne obras clássicas, relatos históricos e pesquisas contemporâneas. O Colônia reflete práticas excludentes, marcadas por superlotação, descaso, fome e tratamentos restritos a fármacos. Em contraste, Nise introduziu terapias não invasivas, como pintura, modelagem e convivência com animais, transformando o cuidado em experiência educativa. Conclui-se que práticas pedagógicas são indispensáveis à saúde mental e devem integrar as políticas públicas.
Downloads
Referências
Araripe, A. G. M. de A., Miranda, L. L., & Gomes, A. D. (2025). Meu instrumento é o pincel: personificação e análise fílmica sobre Nise da Silveira. Revista Ibero-americana de humanidades, ciências e educação, 11(3), 1440–1458. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18420
Arbex, D. (2019). Holocausto Brasileiro. Intrínseca.
Barbosa-Fohrmann, A. P.; Aubert, A. C. P. (2023). Legislation and practices of psychiatric institutionalization in Brazil: a foucauldian interpretation of Barbacena’s holocaust (pp. 73–92). Springer Nature.
Chan, G. T. (2008). Emygdio de Barros: a pintura como caminho. Ensaios, 1(1), p.45-57. https://doi.org/10.22409/re.v1i1.64.
Cordeiro, M. L. (2024). Holocausto Brasileiro: O limiar entre história e jornalismo literário. RealizAção, 11(22), e24005. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18817
Corradi-Webster, C. M., Reis, G., Brisola, E. B. V., Sampaio, C. A., Araujo, C. N. P., Rufato, L. S., Oliveira, R. A. S., Ricci, R. É., Oliveira, W. F., de Oliveira, B. R., Bellamy, C., & Costa, M. (2025). A reflection on the role of individuals with lived experience in shaping the Brazilian psychiatric reform. Irish Journal of Psychological Medicine. https://doi.org/10.1017/ipm.2025.20.
Farrow, T. J. (2024). Death, burial, and commemoration in 19th-and early–20th century British ‘Lunatic Asylum’and ‘Mental Hospital’cemeteries. European Journal For The History Of Medicine And Health, 81(2), p. 266–304.
Fernández Pérez, P. (2021). New hospitals and ideas for the management of large hospitals in western europe (1880s–1930s). In The emergence of modern hospital management and organisation in the world 1880s–1930s (pp. 19–32). Emerald Publishing.
Fontelles, M. J., Simões, M. G., Farias, S. H., & Fontelles, R. G. S. (2009). Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa [PDF]. Universidade da Amazônia/UNAMA.
Freitas, C. D. R., & Reuter, B. (2021). Modos de subjetivação e discurso psiquiátrico: implicação e repercussão do diagnóstico psiquiátrico na construção de identidade dolsujeito. Saúde e sociedade, 30(1), e200172. https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200172.
Galletto, K. C. (2024). Demolindo paradigmas da saúde mental brasileira: o Hospital Psiquiátrico de Barbacena e sua nova identidade como museu. Revista de história regional, 29. https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.29.23788.
Gullar, F. (2024). Nise da Silveira: uma psiquiatra rebelde. Paidós.
Damião Junior, M. (2021). Fundamentos do método de nise da silveira: clínica, sociedade e criatividade. Junguiana, 39(1), p. 91–100, 2021.
Lister, R., Patrick, R., & Brown, K. (2024). Social control, regulation and resistance. In Understanding theories and concepts in social policy (pp. 133–160). Bristol University Press.
Lousa, T., & Mikosz, J. E. (2022). Nise da Silveira and the revolutionary use of art as occupational therapy in the psychiatric context. Revista Ocupación Humana, 22(2), 228–241.
Morse, A. C. (2024). Agency, resistance, and alienation: The carceral geographies of art in the American prison system. In L. B. (Ed.), Justice in the age of agnosis: Socio-legal explorations of denial, deception, and doubt (pp. 45–72). Palgrave Macmillan
Nações Unidas no Brasil. (s.d.). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Oliveira, L. F. (2025). Nise da Silveira and person-centered medicine: The individualization of the approach to mental and subjective processes. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 29.
Pazinatto, M. M. (2019). A relação médico-paciente na perspectiva da recomendação CFM 1/2016. Revista Bioética, 27(2), p. 234–243.
Pedrosa, P. H. B., Isaias, C. de S. M., Acioli, M. M. da S., Constantino, G. N. B., & Silva, E. S. B. da. (2024). Contributos Atemporal De Nise Da Silveira Frente A Reforma Psiquiátrica No Brasil: Um Estudo Reflexivo. Brazilian Journal Of Medical Sciences, 2(3), p. 59–68.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2ª ed.). Universidade Feevale.
Roberts-Pedersen, E. (2024). Making mental health (5a ed). Routledge.
Tavares, J. S. C. (2021), 1. Suspended tears or death. In J. S. Santana (Org.). Saúde das populações negras na América e África (pp. 63–83). Eduneb.
Taylor, T. F., & Macdonald, K. (2022). The criminalization of madness. In O. Hodwitz (Ed.), The origins of criminological theory (pp. 92–110). Routledge.
Wübben, Y. (2023), Century psychiatry (Pargeter, Arnold, Pinel). Walter de Gruyter Gmbh & Co.
Zambello, A. V., Soares, A. G., Tauil, C. E., Donzelli, C. A., Fontana, F., Chotolli, W. P., & Mazucato, T. (2018). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. FUNEPE.
Zarbin, A. J. G. (2022). Ciência para uma sociedade: a ciência é um dos motores que transformam a sociedade e produz um mundo melhor. Ciência E Cultura, 74(4). doi.org/10.5935/2317-6660.20220056
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


