O impacto do desenvolvimento profissional na cognição do professor sobre as práticas de instrução de leitura
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp1.20454Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional, Cognição do Professor, Instrução de Leitura, Crenças do Professor, Formação de ProfessoresResumo
Este estudo analisa o impacto do desenvolvimento profissional (DP) nas crenças dos professores sobre o ensino da leitura e a influência subsequente em suas práticas pedagógicas. Com base em pesquisas sobre a cognição docente, o trabalho investiga como o DP molda as abordagens instrucionais e favorece a transição de métodos tradicionais, centrados no professor, para estratégias de leitura mais focadas no aluno e fundamentadas em evidências. Por meio de uma pesquisa quantitativa, foram coletados dados de 43 professores com diferentes níveis de participação em programas de DP. Os resultados mostram que aqueles que se engajaram em iniciativas estruturadas e contínuas apresentaram mudanças significativas em suas crenças, passando a adotar abordagens metacognitivas e centradas no aluno em vez dos métodos tradicionais de gramática e tradução. Apesar disso, o estudo também evidencia os desafios para implementar práticas fundamentadas no DP, especialmente entre professores mais experientes e resistentes a mudanças. Ressalta-se, assim, a importância de iniciativas de DP constantes, reflexivas e colaborativas para sustentar transformações pedagógicas significativas. As implicações dessas conclusões reforçam a necessidade de programas de formação de longo prazo alinhados a estratégias instrucionais baseadas em pesquisa.
Downloads
Referências
Baecher, L. (2012). Feedback in clinical supervision: Mentor teachers’ perspectives on giving feedback to pre-service teachers. Teaching and Teacher Education, 28(8), 1107–1115. https://doi.org/10.1016/j.tate.2012.06.003
Borg, S. (2006). Teacher cognition and language education: Research and practice. Bloomsbury.
Borg, S. (2011). The impact of in-service teacher education on language teachers’ beliefs. System, 39(3), 370–380. https://doi.org/10.1016/j.system.2011.07.009
Burner, T., & Carlsen, C. (2022). Teacher qualifications, perceptions, and practices concerning multilingualism at a school for newly arrived students in Norway. International Journal of Multilingualism. https://doi.org/10.1080/14790718.2019.1631317
Candelier, M. (2004). Janua linguarum - The gateway to languages: Awakening to languages. Council of Europe.
Cenoz, J., & Gorter, D. (2020). Teaching English through pedagogical translanguaging. World Englishes, 39(3), 300–311. https://doi.org/10.1111/weng.12462
Christison, M. A., Krulatz, A., & Sevinç, Y. (2021). Supporting teachers of multilingual young learners: Multilingual approach to diversity in education (MADE). In J. Rokita-Jaśkow & A. Wolanin (Eds.), Facing diversity in child foreign language education (pp. 271–289). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-66022-2_15
Darling-Hammond, L., Wei, R. C., Andree, A., Richardson, N., & Orphanos, S. (2009). Professional learning in the learning profession: A status report on teacher development in the United States and abroad. National Staff Development Council.
De Angelis, G. (2011). Teachers’ beliefs about the role of prior language knowledge in learning and how these influence teaching practices. International Journal of Multilingualism, 8(3), 216–234. https://doi.org/10.1080/14790718.2011.560669
Farrell, T. S. C. (2018). Reflective language teaching: Practical applications for TESOL teachers. Bloomsbury.
García, O., & Kleyn, T. (2016). Translanguaging with multilingual students: Learning from classroom moments. Routledge.
Gorter, D., & Arocena, E. (2020). Teachers’ beliefs about multilingualism in a course on translanguaging. System, 92, 102272. https://doi.org/10.1016/j.system.2020.102272
Haukås, Å. (2016). Teachers’ beliefs about multilingualism and a multilingual pedagogical approach. International Journal of Multilingualism, 13(1), 1–18. https://doi.org/10.1080/14790718.2015.1041960
Kalinowski, E., Gronostaj, A., & Vock, M. (2019). Effective professional development for teachers to foster students’ academic language proficiency across the curriculum: A systematic review. AERA Open, 5(1), 1–23. https://doi.org/10.1177/2332858419828691
Kolman, J. (2021). Teacher agency for equity: A framework for teachers' critical reflection and action. Routledge.
Krulatz, A., Christison, M. A., Lorenz, E., & Sevinç, Y. (2024). The impact of teacher professional development on teacher cognition and multilingual teaching practices. International Journal of Multilingualism, 21(2), 711–727. https://doi.org/10.1080/14790718.2022.2107648
Lipowsky, F. (2014). Theoretische perspektiven und empirische befunde zur wirksamkeit von lehrerfort- und weiterbildung. In E. Terhart, H. Bennewitz, & M. Rothland (Eds.), Handbuch der forschung zum lehrerberuf (pp. 511–541). Waxmann.
Lortie, D. (1975). Schoolteacher: A sociological study. University of Chicago Press.
Mann, S., & Walsh, S. (2017). Reflective practice in English language teaching: Research-based principles and practices. Routledge.
Otwinowska, A. (2014). Does multilingualism influence plurilingual awareness of Polish teachers of English? International Journal of Multilingualism, 11(1), 97–119. https://doi.org/10.1080/14790718.2013.820730
Pajares, M. F. (1992). Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62(3), 307–332. https://doi.org/10.3102/00346543062003307
Richards, J. C., & Farrell, T. S. C. (2005). Professional development for language teachers: Strategies for teacher learning. Cambridge University Press.
Rodríguez-Izquierdo, R. M., Gonzàlez-Falcón, I., & Goenechea-Permisán, C. (2020). Teacher beliefs and approaches to linguistic diversity: Spanish as a second language in the inclusion of immigrant students. Teaching and Teacher Education, 90, 103035. https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103035
Van der Wildt, A., Van Avermaet, P., & Van Houtte, M. (2017). Opening up towards children’s languages: Enhancing teachers’ tolerant practices towards multilingualism. School Effectiveness and School Improvement, 28(1), 136–152. https://doi.org/10.1080/09243453.2016.1252406
Yazan, B., & Lindahl, K. (2020). Language teacher identity in TESOL: Teacher education and practice as identity work. Routledge.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


