Parcerias entre municípios paulistas e a esfera privada para a aquisição de "sistemas" de ensino apostilados na educação infantil

Autores

  • Denise Pinheiro Licenciada em Letras e bolsista Fapesp – Mestranda em Educação – UNESP Rio Claro.
  • Theresa Adrião Professora da FE- UNICAMP- DEPASE –

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9281

Palavras-chave:

Parcerias Público-privado, Sistema de Ensino Apostilado, Educação Infantil,

Resumo

Este artigo analisa as parcerias entre municípios paulistas e a iniciativa privada para a aquisição, via contrato, de “sistemas de material apostilado” para escolas de educação Infantil. Toma-se como base para esta análise os dados levantados durante a pesquisa “Estratégias Municipais para a Oferta da Educação Básica: Análise de Parcerias Público-Privado no Estado de São Paulo”, financiada pela Fapesp. Os resultados, confirmando trabalhos anteriores (Adrião, 2007 e 2008) mostram que a adesão a este tipo de parceria acentuou-se a partir de 2006 e pode virar uma tendência na educação paulista, mesmo em uma etapa de escolaridade em que se questiona a padronização do material pedagógico.

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Publicado

25/01/2017

Como Citar

Pinheiro, D., & Adrião, T. (2017). Parcerias entre municípios paulistas e a esfera privada para a aquisição de "sistemas" de ensino apostilados na educação infantil. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, (9). https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9281

Edição

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