Parcerias entre municípios paulistas e a esfera privada para a aquisição de "sistemas" de ensino apostilados na educação infantil

Autores

  • Denise Pinheiro Licenciada em Letras e bolsista Fapesp – Mestranda em Educação – UNESP Rio Claro.
  • Theresa Adrião Professora da FE- UNICAMP- DEPASE –

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i9.9281

Palavras-chave:

Parcerias Público-privado, Sistema de Ensino Apostilado, Educação Infantil,

Resumo

Este artigo analisa as parcerias entre municípios paulistas e a iniciativa privada para a aquisição, via contrato, de “sistemas de material apostilado” para escolas de educação Infantil. Toma-se como base para esta análise os dados levantados durante a pesquisa “Estratégias Municipais para a Oferta da Educação Básica: Análise de Parcerias Público-Privado no Estado de São Paulo”, financiada pela Fapesp. Os resultados, confirmando trabalhos anteriores (Adrião, 2007 e 2008) mostram que a adesão a este tipo de parceria acentuou-se a partir de 2006 e pode virar uma tendência na educação paulista, mesmo em uma etapa de escolaridade em que se questiona a padronização do material pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/07/2010

Como Citar

PINHEIRO, D.; ADRIÃO, T. Parcerias entre municípios paulistas e a esfera privada para a aquisição de "sistemas" de ensino apostilados na educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 9, p. 103–114, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i9.9281. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9281. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos