O movimento higienista como política pública: aspectos históricos e atuais da medicalização escolar no Brasil

Autores

  • Fabiola Colombani Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP de Marília
  • Raul Aragão Martins

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9788

Palavras-chave:

Medicalização. Políticas públicas. Biopolítica. Educação.

Resumo

Este artigo faz uma discussão acerca da medicalização escolar presente no mundo contemporâneo e sua relação com o movimento higienista implantado como política pública no início do século XX, como também, a participação dos laboratórios farmacêuticos no crescente aumento do uso de psicotrópicos na infância. A união composta entre a saúde e a educação produz um olhar biologizante que estigmatiza e individualiza àqueles que apresentam dificuldades no âmbito escolar. Respaldados por uma visão hegemônica, tal prática sustenta uma maquinaria proveniente de uma tecnologia política que domina e abre brechas para a governamentalidade. Assim, este trabalho destina-se a discutir o processo de patologização e medicalização da infância e suas implicações no campo das políticas públicas à luz da teoria Genealógica de Michel Foucault, que por meio da Biopolítica faz uma crítica alusiva à escola por essa tendência em desrespeitar as subjetividades com condutas policialescas “em defesa” de uma sociedade que desconsidera as relações interpessoais e se posiciona como um aparato regulamentador. 

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Biografia do Autor

Fabiola Colombani, Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP de Marília

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela UNESP de Assis, Doutorado em Educação e Pós-Doutoranda em Educação na linha Psicologia da Educação pela UNESP de Marília.

Raul Aragão Martins

Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - São José do Rio Preto -IBILCE – UNESP e do PPG/ Educação UNESP – Marília 

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Publicado

15/01/2017

Como Citar

COLOMBANI, F.; MARTINS, R. A. O movimento higienista como política pública: aspectos históricos e atuais da medicalização escolar no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 278–295, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9788. Acesso em: 22 dez. 2024.

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