Psicologia e educação
O manejo comportamental como práxis e estratégia de estudo para o TEA
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18689Palavras-chave:
Psicologia, Educação, Manejo comportamental, TEAResumo
Este artigo tem como principal propósito discutir acerca do manejo comportamental baseado na Análise do Comportamento com o intuito de suscitar a reflexão para uma práxis e um estudo aprofundado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio da metodologia adotada utilizando o Aberrant Behavior Checklist (ABC) e filmagens pré e pós-teste, foi possível descrever e comparar a frequência de comportamentos adequados e inadequados de crianças que apresentavam atipias em atendimentos individuais e, o repertório comportamental adequado e inadequado de profissionais da educação e da saúde no manejo destes comportamentos, antes e depois da participação em um programa de ensino baseado na forma de desenvolver o manejo. Os resultados foram positivos na medida em que houve um aumento significativo de comportamentos adequados e uma diminuição significativa de comportamentos inadequados tanto dos profissionais, quanto das crianças envolvidas.
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