Perceptions of licensing students about curriculum concept: implications of culture and school culture in education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11970

Keywords:

Curriculum, Culture, School culture, Bachelor in pedagogy.

Abstract

The purpose of this study is to analyze the representations that students of a Bachelor's Degree in Pedagogy of a Federal Institute (IFs) of the State of Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de curriculum and suas implicações nas curriculum policies of Basic Education. In this research of qualitative character, we use as a method semi-structured interview with open questions as an instrument of information queue, as well as conducted with 08 undergraduate students of the 7th and 8th semesters of the referred course. The results show that the perceptions of two graduates are based on curriculum comprehension as an instrument of transformation, on two levels of school, planning, curriculum, hidden and evaluated, whether they are represented by students or school culture elements, or by national curricular policy, seja, part of the curriculum, all elements of a curricular development, quais são imbricados pela cultura.

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Author Biographies

Andressa Graziele Brandt, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú - SC.

Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina, Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq) e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Pedagoga- Supervisora Educacional e Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú – IFC. E-mail: andressabrandt@hotmail.com; andressa.brandt@ifc.edu.br

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Educação Profissional e Formação de professores. Membro e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense, membro do Grupo de Pesquisa Ensino Médio em Pesquisa e membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Lato Sensu do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Coordenadora pro tempore do Curso de Mestrado em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú

Sonia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC - Campus Camboriú.

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC(1992)/SC. Mestrado(2001) e Doutorado(2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS/RS. Doutoramento sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP/Portugal. Professora e pesquisadora com experiência na área de Educação Básica e Superior. Linha de Pesquisa: Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores. Experiência em processos de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior. Foi coordenadora institucional do PIBID/IFC. É docente no Instituto Federal Catarinense/Campus de Camboriú. Foi coordenador o setor de Ensino Superior (2012-2015). Foi coordenadora da Câmara de Ensino do Conif (2016-2017). Membro da Câmara de Desenvolvimento Institucional. Membro Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior/CC-PARES (representando o Conif). Membro do Fórum Nacional de Educação/FNE (representando o Conif). Docente do ProfEPT (Mestrado Profissional). Atualmente, é reitora do Instituto Federal Catarinense (2016-2019)

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Participou de um Estágio do Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Especialista em Coordenação Pedagógica pela UEMA e Avaliação Educacional pela UFPI, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Adjunto I do Departamento de Educação da UEMA do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica de Educação à Distância durante 12 anos junto a UemaNet no CESC/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias - SEMECT. É também Avaliadora de Avaliação Externa do MEC/INEP/SINAES, para autorização de cursos de graduação, passando a integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? BASis, Portaria nº 487, de 7 de junho de 2018. Pesquisas concluídas, em andamento, apresentadas e publicadas em eventos nacionais e internacionais. É Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa Portaria n. 116/2018 - GR/UEMA. Experiências nas áreas de formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, autismo e avaliação da aprendizagem.

Nadja Regina Sousa Magalhães, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes-RJ e especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Teologia Integrada - PE. É participante do grupo de Pesquisa INTERDISCIPLINAR: Educação, Saúde e Sociedade? da Universidade Estadual do Maranhão. Realiza estudos referentes à Educação Integral em Tempo Integral. Possui experiência na área de coordenação pedagógica e formação de professores e Educação a Distância.

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2015). Possui Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2016) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA (2012). É pesquisador do "Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade", e do "GEPRGE-Grupo de Estudos e Pesquisas, Políticas Públicas, Regulação e Gestão Educacional", ambos da UEMA e certificados pelo CNPQ. Tem experiência e desenvolve investigações nas áreas de: Formação de Professores; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Desenvolvimento Profissional Docente; Professores/as Iniciantes; Epistemologia da Complexidade; Currículo e Pesquisa Narrativa. E-mail: joelsonmorais@hotmail.com

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Published

02/01/2019

How to Cite

BRANDT, A. G.; SILVA, F. L. G. R. da; FERNANDES, S. R. de S.; NASCIMENTO, F.-L. S. C. do; MAGALHÃES, N. R. S.; MORAIS, J. de S. Perceptions of licensing students about curriculum concept: implications of culture and school culture in education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 175–201, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11970. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11970. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos