Anped’s production about initiating teachers and collaborative groups in mathematical education (2000-2015)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13228

Keywords:

State of the art, Mathematical education, Teacher training, Collaborative groups, Introduction to teaching.

Abstract

The purpose of this article is to analyze the knowledge production about the investigative tendency of the works published in the annual meetings of the National Association of Postgraduation and Research in Education. For this, a state-of-the-art methodology is used to characterize the production of knowledge about Mathematics Education and Teacher Training in the period from 2000 to 2015. The descriptors used were "Formative Processes and Teaching Learning", "Beginner Teacher Difficulties", "Teacher Training and Teaching Mathematics" and "Teaching Collaboration Contexts". This procedure is justified because of the need to know what has been done in terms of academic research on the subject for validation of a doctoral proposal in education. From data analysis, it is concluded that there is a gap in the production of knowledge in the study of collaborative practices that aim to articulate teachers of different levels of teaching in relation to Mathematics, which reinforces the need to implement initiatives of this nature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educaçao e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da UFMS, Campo Grande, na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo".

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Departamento de Matemática e Computação (DMC) e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Presidente Prudente (Brasil). Doutorado em Educação pela PUC/SP (2001) e mestrado em Matemática pela UFSCar (1992).

References

AZEVEDO, P. D. de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o processo de formação continuada de um grupo de professoras. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3376_texto.pdf. Acesso em: 30 mar. 2015.

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Características do início de carreira de professores de Matemática, com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6162--Res.pdf. Acesso em. 04 set. 2015.

CORSI, A. M. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no Ensino Fundamental. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 20 mar. 2015.

COSTA, G. L. M. O trabalho colaborativo e as tecnologias de informação e comunicação na formação e na prática pedagógica do professor de Matemática: indícios de mudança da cultura docente. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2234--Int.pdf. Acesso: 02 jun. 2015.

CRECCI, V. M.; FIOREINTINI, D. A constituição da profissionalidade docente em comunidades de investigação – o caso dos grupos colaborativos. 35ª Reunião Anual da ANPED, Porto de Galinhas – PE, 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/posteres/GT08/GT08-1341_int.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.

DUARTE, S. M. C. A. A cultura escolar e suas implicações na profissionalidade de professores ingressantes. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_posteres_aprovados/gt08_posteres_aprovados/gt08_3193_texto.pdf. Acesso em: 20 ago. 2015.

DUARTE, S. M. C. A. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4548.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.

FERREIRA, A. C. Analisando o desenvolvimento profissional e metacognitivo de professores de Matemática a partir de sua participação em um grupo de trabalho colaborativo. In: Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004, Caxambu. Anais da XXIII Reunião Anual da ANPED, 2004. v. 1. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/textosgt19.htm. Acesso em: 02 fev. 2015.

GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Professores de Matemática em início de carreira: identidades & grupos colaborativos. 31ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT19-4139--Int.pdf. Acesso em: 03, jul. 2015.

GAMA, R. P.; GURGEL, C. M. do A. Sentimentos e dilemas de professores de Matemática em início de carreira docente. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19, Acesso em: 12 jun. 2015.

GARIGLIO, J. A. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de Educação Física. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.

LIMA, A. C. R. E. Aprendizagem da docência: dilemas profissionais dos professores iniciantes. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 20 mar. 2015.

LOPES, A. R. L.V. Ensinar e aprender Matemática: alguns aspectos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial de professores. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 30 mar. 2015.

LOPES, C. A. E. Educação Matemática na infância: o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt19/t193.pdf. Acesso em: 13 jun. 2015.

MEGID, M. A. B. A.; FIORENTINI, D. As narrativas e o processo de aprendizagem docente. 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6348--Int.pdf. Acesso: 23 ago. 2015.

MOLLICA, A. J. P.; ALMEIDA, L. R. de. O professor especialista iniciante e o apoio do coordenador pedagógico. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3806.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 30 nov. 2015.

NOGUEIRA, E. G. D.; ALMEIDA, O. A.; MELIM, A. P. G. A docência expressa nas visões e nas vozes de professores iniciantes e acadêmicos: revelações na/da pesquisa-formação. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3327_texto.pdf. Acesso em: 09 jun. 2015.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2006, Caxambu. ANPED, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-1868--Int.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.

ROCHA, G. A. O início da carreira docente e a formação inicial: problematizando esta relação. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt08/p083.pdf, Aceso em: 20 jun. 2015.

ROCHA, L. P.; FIORENTINI, D. O desafio de ser e constituir-se professor de Matemática durante os primeiros anos de docência. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 30, mar. 2015.

SILVA, M. M. da.; CEDRO, W. L. O planejamento compartilhado das ações pedagógicas: a aprendizagem da docência do professor de Matemática. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT19-4268.pdf. Acesso em: 01, out. 2015.

SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. A pesquisa em colaboração no processo de formação do professor que ensina Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19. Acesso em: 12, jun. 2015.

Published

09/04/2020

How to Cite

CIRÍACO, K. T.; MORELATTI, M. R. M. Anped’s production about initiating teachers and collaborative groups in mathematical education (2000-2015). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 536–553, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13228. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13228. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos