La producción de la ANPED sobre profesores iniciantes y grupos colaborativos en educación matemática (2000-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13228Palabras clave:
Estado del arte, Educación matemática, Formación de profesores, Grupos colaborativos, Iniciación a la docencia.Resumen
El análisis de la producción del conocimiento sobre la tendencia investigativa de los trabajos publicados en las reuniones anuales de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación - ANPED- constituye un foco central de este artículo. Para este fin, se recurre a una metodología del tipo estado del arte en el intento de caracterizar la producción del conocimiento "de" y "sobre" Educación Matemática y Formación de Profesores en el período 2000 a 2015 a partir de los descriptores "Procesos Formativos y "Aprendizaje de la Docencia", "Dificultades de Profesores Iniciantes", "La Formación del Profesor y la Enseñanza de Matemáticas" y "Contextos de Colaboración Docente". La realización de este procedimiento se justifica por la necesidad de conocer, de forma más amplia, lo que se ha realizado en términos de investigaciones académicas acerca de la temática para validación de una propuesta de doctorado en educación. En el análisis de datos, se concluye que existe una laguna en la producción del conocimiento cuando se trata de estudiar prácticas colaborativas que apuntan a articular profesores de diferentes niveles de enseñanza en relación a la Matemática, lo que refuerza la necesidad de la implementación de iniciativas de esta naturaleza.Descargas
Citas
AZEVEDO, P. D. de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o processo de formação continuada de um grupo de professoras. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3376_texto.pdf. Acesso em: 30 mar. 2015.
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Características do início de carreira de professores de Matemática, com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6162--Res.pdf. Acesso em. 04 set. 2015.
CORSI, A. M. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no Ensino Fundamental. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 20 mar. 2015.
COSTA, G. L. M. O trabalho colaborativo e as tecnologias de informação e comunicação na formação e na prática pedagógica do professor de Matemática: indícios de mudança da cultura docente. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2234--Int.pdf. Acesso: 02 jun. 2015.
CRECCI, V. M.; FIOREINTINI, D. A constituição da profissionalidade docente em comunidades de investigação – o caso dos grupos colaborativos. 35ª Reunião Anual da ANPED, Porto de Galinhas – PE, 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/posteres/GT08/GT08-1341_int.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
DUARTE, S. M. C. A. A cultura escolar e suas implicações na profissionalidade de professores ingressantes. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_posteres_aprovados/gt08_posteres_aprovados/gt08_3193_texto.pdf. Acesso em: 20 ago. 2015.
DUARTE, S. M. C. A. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4548.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
FERREIRA, A. C. Analisando o desenvolvimento profissional e metacognitivo de professores de Matemática a partir de sua participação em um grupo de trabalho colaborativo. In: Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004, Caxambu. Anais da XXIII Reunião Anual da ANPED, 2004. v. 1. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/textosgt19.htm. Acesso em: 02 fev. 2015.
GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Professores de Matemática em início de carreira: identidades & grupos colaborativos. 31ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT19-4139--Int.pdf. Acesso em: 03, jul. 2015.
GAMA, R. P.; GURGEL, C. M. do A. Sentimentos e dilemas de professores de Matemática em início de carreira docente. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19, Acesso em: 12 jun. 2015.
GARIGLIO, J. A. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de Educação Física. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
LIMA, A. C. R. E. Aprendizagem da docência: dilemas profissionais dos professores iniciantes. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 20 mar. 2015.
LOPES, A. R. L.V. Ensinar e aprender Matemática: alguns aspectos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial de professores. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 30 mar. 2015.
LOPES, C. A. E. Educação Matemática na infância: o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt19/t193.pdf. Acesso em: 13 jun. 2015.
MEGID, M. A. B. A.; FIORENTINI, D. As narrativas e o processo de aprendizagem docente. 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6348--Int.pdf. Acesso: 23 ago. 2015.
MOLLICA, A. J. P.; ALMEIDA, L. R. de. O professor especialista iniciante e o apoio do coordenador pedagógico. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3806.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 30 nov. 2015.
NOGUEIRA, E. G. D.; ALMEIDA, O. A.; MELIM, A. P. G. A docência expressa nas visões e nas vozes de professores iniciantes e acadêmicos: revelações na/da pesquisa-formação. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3327_texto.pdf. Acesso em: 09 jun. 2015.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2006, Caxambu. ANPED, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-1868--Int.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.
ROCHA, G. A. O início da carreira docente e a formação inicial: problematizando esta relação. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt08/p083.pdf, Aceso em: 20 jun. 2015.
ROCHA, L. P.; FIORENTINI, D. O desafio de ser e constituir-se professor de Matemática durante os primeiros anos de docência. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 30, mar. 2015.
SILVA, M. M. da.; CEDRO, W. L. O planejamento compartilhado das ações pedagógicas: a aprendizagem da docência do professor de Matemática. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT19-4268.pdf. Acesso em: 01, out. 2015.
SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. A pesquisa em colaboração no processo de formação do professor que ensina Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19. Acesso em: 12, jun. 2015.