School educational aims and socially-just school: the pedagogical approach to social and cultural diversity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13783

Keywords:

Educational aims, Just school, Sociocultural diversity, Teaching-learning process, Developmental teaching.

Abstract

This article discusses the relationship between different views of school educational aims in a socially-just school and the place that occupies in them the care of sociocultural diversity, aiming to bring to the discussion the implications of this care in the pedagogical-didactic plan in the school and classes. The first topic seeks to establish the relationships between school educational aims, the socially-just school and sociocultural diversity. In the second, the political and pedagogical relevance of studies on diversity is highlighted, bringing different approaches to Brazilian and some countries in Latin American researches.  Finally, the third topic suggests a pedagogical diversity approach in a socially-just school in a developmental teaching perspective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Eliane Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Professora no curso de Pedagogia

References

ALGEBALE, E. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro? FAPERJ/Lamparina, 2009.

BARROS, J. A. Igualdade e diferença: construções históricas e imaginárias em torno da desigualdade humana. Petrópolis: Vozes, 2016.

BOTO, C. Educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. In: A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. Educação e Sociedade [online]. v.26, n. 92, p.777-798, 2005.

BUENO, S. F. Quando a diferença é dogma: reflexões sobre a universalidade e o relativismo. In: ZUIM, A.; LASTORIA, L. A. C. N.; GOMES, L. R. Teoria crítica e formação cultural: aspectos filosóficos sócio-políticos. Campinas: Autores Associados, 2012.

BUENO; B. O.; SARTI, F. M.; ARNOLDI, E. S. Aportes de la etnografía educativa al estudio de minorías/mayorías In: Pedagogía y Saberes, nº. 49. Universidad Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. 2018, pp. 51-164. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS>. Acesso em: 10 abril 2020.

CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan-mar. 2012. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 10 abril 2020.

CANDAU, V. M. (Org.). Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

CANEN, A. Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural. In: Educação e Sociedade, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2020.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. In: Soviet Education, nº. 8, 9, 10, 1988a.

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988b.

DAVYDOV, V. V. O que é a atividade de estudo? In: Revista Escola inicial, Moscou, № 7, ano 1999.

DUBET, F. o que é uma escola justa? In: Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004.

EVANGELISTA, O. (Org.). O que revelam os “slogans” na política educacional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2014.

EVANGELISTA, O.; SHIROMA, E. O. Educação para o alívio da pobreza: novo tópico da agenda global. In: Revista de Educação. PUC Campinas, v. 20, p. 43-54, 2006.

FIALA, R. Educational ideology and the school curriculum. In: BENAVOT, A.; BRASLAVSKY, C. (Eds.). School knowledge in comparative and historical perspective: changing curricula in primary and secondary education. Hong Kong: Springer, 2007, p. 15-34.

FLECHA, R.; PUIGVERT, L. Formación del profesorado en las comunidades de Aprendizaje. In: Revista Colombiana de Educação, nº 48. 2018. p. 12-36. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/issue/archive>. Acesso em: 17 abril 2020.

FLEURI, R. M. Intercultura e educação. In: Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2003, nº 23. p. 16-35. Disponível em: . Acesso em 10 abril 2020.

ORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GARCIA, R. M. C. Para além da “inclusão”: crítica às políticas educacionais contemporâneas. In: EVANGELISTA, O. (Org.). O que revelam os “slogans” na política educacional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2014.

GOMES, N. N. Políticas públicas para a diversidade. In: Sapere aude, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, Jan./jun. 2017, p.7-22.

GUZMÁN, E. C.; GUEVARA, S. P. G. La interculturalidad: principio o fin de la utopía? In: Revista Colombiana de Educação, nº 69. 2015. p. 17-43. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/issue/archive>. Acesso em: 15 abril 2020.

GUZMÁN, G. L. Interculturalidad crítica y educación: un encuentro y una apuesta. In: Revista Colombiana de Educação, nº 69. 2015. p. 223-235. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/issue/archive>. Acesso em: 08 abril 2020.

HEDEGAARD, M. A Cultural-historical approach to learning in classrooms. Outlines. Critical Practice Studies, Vol 6, No 1, 2004.

HEDEGAARD, M.; CHAIKLIN, S. Radical-local teaching and learning: A cultural-historical approach. Aarhus: Aarhus University Press, 2005.

IMBERNÓN, F. Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. In: IMBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

JULIO-MATURANA, C. et al. Desencuentro cultural en el aula: una barrera al aprendizaje de niños y niñas en situación de pobreza. In: Revista Mexicana de Investigación Educativa - RMIE, 2016, vol. 21, nº 68, p. 71-94. Disponível em: <https://www.redalyc.org/revista.oa?id=140>. Acesso em: 20 abril 2020.

KATO, A A. G. Diversidade sociocultural: concepções de professores de uma escola pública do estado de mato grosso. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação e Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponível em: . Acesso em: 08 de abril 2020.

LEHER, R. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para o alívio da pobreza. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1998.

LENOIR, Y. et al. (Orgs.). Les finalités éducatives scolaires: clarifications conceptuelles. In: LENOIR, Y., ADIGÜZEL, O., LENOIR, Y., LIBÂNEO, J. C. et TUPIN, F. (Eds.). Les finalités éducatives scolaires: pour une étude critique des approches théoriques, philosophiques et idéologiques. Saint-Lambert: Groupéditions Éditeurs, 2016.

LERMA, K. E. La construcción de la diferencia en la respuesta educativa actual. In: Perfiles Educativos, vol. XXXIV, nº 136, 2012. p. 138-148. Disponível em:

<http://www.iisue.unam.mx/perfiles/numeros/2017/157>. Acesso em: 18 abril 2020.

LESSARD, C.; MEIRIEU, Ph. (Eds.). L’obligation de résultats en éducation: évolutions, perspectives et en jeux internationaux. Bruxelles: Groupe De Boeck, 2005.

LIBÂNEO, J. C. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, J. C.; ROSA, S. V.; SUANNO, M. V. R.; ECHALAR, A. D. L. (Orgs.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. Goiânia: CEPED/Espaço Acadêmico, 2019.

LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. (Orgs.). Políticas educacionais neoliberais e a escola pública: uma qualidade restrita de educação. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018. p. 45-88.

LIBÂNEO, J. C. Finalités et objectifs de l’éducation et action des organismes internationaux au Brésil. In: LENOIR, Y. et al. (Orgs.). Les finalités éducatives scolaires: pour une étude critique des approches théoriques, philosophiques et idéologiques. Saint-Lambert (Quebec, Canadá): Groupéditions Editeurs, 2016.

LIBÂNEO, J. C. Internacionalização das políticas educacionais: elementos para uma análise pedagógica de orientações curriculares para o ensino fundamental e de propostas para a escola pública. In: SILVA, M. A. da; CUNHA, C. da (Org.). Educação básica: políticas, avanços, pendências. Campinas: Autores Associados, 2014.

LIBÂNEO, J. C. O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 157-186.

LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A.; SUANNO, M. V. Didática e formação de professores: novos tempos, novos modos de aprender e ensinar. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. (Orgs.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.

LIBÂNEO, J. C; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyecich Davyudov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: Longarezi, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

MARTÍNEZ, L. V.; DIEZ, M. L. La enseñanza de la diversidad cultural en la formación docente: cinco dilemas para el debate. In: Revista del Instituto de Investigaciones em Ciencias de la Educación, nº 45, enero-junio, 2019. p. 15-30. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice>. Acesso em 25 abril 2020.

MOEHLECKLE, S. As políticas de diversidade na educação no Governo Lula. In: Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p.461-487, mai./ago. 2009.

MORA, B. A. M.; MUÑOZ, J. H. O.; ZAPATA, S. P. Política de cobertura y de calidad: desafíos del docente que atiende a la diversidad educativa. In: Perfiles Educativos, vol. XL, nº 161, 2018. p. 147-160. Disponível em: <http://www.iisue.unam.mx/perfiles/numeros/2017/157>. Acesso em: 19 abril 2020.

NODDINGS, N. Aims, goals and objectives. Encounters on Education. N. 8. p. 7-15, 2007.

ORTIZ, R. Anotações sobre o universal e a diversidade. In: Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em: . Acesso em 10 abril 2020.

PESSONI, L. M L. Internacionalização das políticas educacionais, finalidades educativas escolares e qualidade de ensino: a reforma educativa no estado de Goiás. 206f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017.

RODRIGUES T. C. e ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013.

SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso da diversidade e as suas práticas. In: PARASKEVA, J. M. (Org.). Educação e poder abordagens críticas e pós-estruturais. Mangualde: Edições Pedagogo, 2008.

SACRISTÁN, J. G. Poderes inestables em educación. Madrid: Morata, 1998.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1984., 2007.

SIERRA, J. A. F. Ciclos de vida como principio activo hacia una escolarización intercultural. In: Revista Colombiana de Educación, n.º 69. Segundo semestre de 2015. p. 121-133. Disponível em:

<https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/issue/archive>. Acesso em: 9 abril 2020.

SILVA, E. A atividade de estudo no Ensino Fundamental conforme a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov e contribuições de M. Hedegaard: um experimento didático em ciências. 2020. 282f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC Goiás, Goiânia, 2020.

SILVA, V. A.; REBOLO, F. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. In: Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 1, p. 179-190, jan./mar. 2017. Disponível em: . Acesso em 10 abril 2020.

TAPIA G. L. A.; VALENTI, G. Desigualdad educativa y desigualdad social en México: nuevas evidencias desde las primarias generales en los estados. In: Perfiles Educativos, vol. XXXVIII, nº 151, 2016. p. 32-54. Disponível em: <http://www.iisue.unam.mx/perfiles/numeros/2017/157>. Acesso em: 18 abril 2020.

TEVEZ, E.; DÍAZ, S. D. La interculturalidad en un aula de primaria: tensiones durante el tratamiento de la categoría inmigrante. In: Revista del Instituto de Investigaciones em Ciencias de la Educación, nº 45, enero-junio, 2019. p. 77-90. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice>. Acesso em: 25 abril 20.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. (Jomtien, Tailândia). Paris: Unesco, 1990. Disponível em: <http://www.unesco.org/education/nfsunesco/pdf/JOMTIE_F.PDF>. Acesso em: 04 abril 2010.

Published

06/07/2020

How to Cite

LIBÂNEO, J. C.; SILVA, E. School educational aims and socially-just school: the pedagogical approach to social and cultural diversity. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 816–840, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13783. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13783. Acesso em: 17 jul. 2024.