Conexões interdisciplinares na educação como um problema pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15995

Palavras-chave:

Escolaridade, Comunicação interdisciplinar, Teoria e história do estudo das comunicações interdisciplinares

Resumo

O tópico das conexões interdisciplinares tornou-se recentemente o assunto de amplas discussões em periódicos, monografias, sites educacionais e documentos de programas de publicações governamentais. Junto com este tópico, este artigo examina o papel das conexões interdisciplinares no processo de melhoria da qualidade da educação. Determinou-se que a principal tarefa da pedagogia moderna é melhorar a qualidade da educação e garantir o desenvolvimento integral da geração mais jovem. Essas qualidades foram determinadas não apenas porque os alunos aprenderam fatos, mas também porque precisavam ser capazes de adquirir e selecionar o conhecimento necessário, sintetizá-lo, generalizá-lo e uni-lo em torno de ideias, objetos e processos científicos que ocorrem na vida real. A análise mostrou que, ao longo dos séculos, os pesquisadores têm buscado soluções mais eficientes e racionais para os problemas de síntese, integração e fusão das partes. Uma delas é resolver o problema da síntese do conhecimento por meio da comunicação interdisciplinar. A comunicação interdisciplinar é um problema multifacetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almaz Ogtay Rajabova, Republican Artistic Gymnasium, Baku – Azerbaijan

PhD in Pedagogy, Teacher.

Referências

BELİNSKİ, V. G. Selected Pedagogical Works. Moscow, Leningrad: Publishing House of the Academy of Pedagogical Sciences of RSFSR, 1948.

BREWER, D. G. Environmental Challenges: Interdisciplinary Opportunities and New Ways of Doing Business. The MISTRA Lecture. Stockholm: MISTRA, 1995.

BRUCE, A. et al. Interdisciplinary Integration in the Fifth Framework Programme. Futures, v. 36, p. 457-470, 2004.

CHERNYSHEVSKİ, N. G. Selected Pedagogical Works. Мoscow: Pedagogics, 1982.

CHUBİN, D. E. et al. (Eds.). Interdisciplinary Analysis and Research: Theory and Practice of Problem-Focused Research and Development. Mt. Airy, Maryland: Lomond, 1986.

DİSTERVERG, A. Selected Pedagogical Works. Uchpedgiz, 1956.

FEDORETS, G. F. Interdisciplinary links in the learning process. Leningrad: The Herzen State Pedagogical University of Russia, 1983.

FRANK, R. Interdisciplinary: The First Half Century. In: STANLEY, E. G.; HOAD, T. F. WORDS: For Robert Burchfield’s Sixty Fifth Birthday. Cambridge: D.S. Brewer, p. 91-101, 1988.

GEBBIE, K. M. et al. Training for interdisciplinary health research: defining the required competencies. Journal of Allied Health, v. 37, p. 65-70, 2008.

HERBERT, I. F. Selected Pedagogical Works. Мoscow: Publishing House of K.I. Tikhomirov, 1913.

KERSCHENSTEİNER, G. Selected Works. Мoscow: Publishing House of K.I. Tikhomirov, 1915.

KLEİN, J. T. Interdisciplinarity: History, Theory, and Practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.

KLEİN, J. T. A Conceptual Vocabulary of Interdisciplinary Science. In: WEİNGART, P.; STEHR, N. (Eds.). Practising Interdisciplinarity. London: University of Toronto Press, 2000. p. 3-24.

KOMENSKİ, Y. Selected Works in two volumes. Мoscow: Pedagogics, 1982.

LAY, V. A. School of Action. Petrograd, 1920.

LOKKE, G. Pedagocical Works. Мoscow: Uchpedgiz, 1939.

MADSEN, D. Epistemological or Political? Unpacking Ambiguities in the Field of Interdisciplinarity Studies. Minerva, v. 56, n. 4, p. 453-477, 2018.

MARIAN, L. M.; GILLIAN, E. C. Interdisciplinary Inquiry in Teaching and Learning. , 2. ed. Pearson, 1999.

MOTİ, N. Ten Cheers for Interdisciplinarity: The Case for Interdisciplinarity Knowledge and Research. The Social Science Journal, v. 34, n. 2, p. 201-216, 1997.

OECD. İnterdisciplinarity: Problems of Teaching and Research in Universities. Paris: OECD, 1972.

STYRON, R. A. Interdisciplinary Education: A Reflection of the Real World. Systemic, Cybernetics and Informatics, v. 11, n. 9, p. 1-6, 2013.

USHİNSKİ, K. D. Collection of Works in 11 Volumes. Мoscow, Leningrad: Publishing House of the Academy of Pedagogical Sciences of RSFSR, 1948-1952. v. 3.

WEINBERG, A.; HARDING, C. Interdisciplinary teaching and collaboration in higher education: A concept whose time has come. Washington University Journal of Law & Policy, v. 14, 2004.

YVES, L. Curricular and Didactic Conceptions of Interdisciplinarity. Issues in Interdisciplinary Studies, n. 33, p. 39-93, 2015.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

RAJABOVA, A. O. Conexões interdisciplinares na educação como um problema pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 3043–3058, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.15995. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15995. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.