Fundamentos teóricos da docência no estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17126

Palavras-chave:

Análise textual discursiva, Estágio supervisionado, Formação de professores, Licenciatura, Narrativas

Resumo

Esta investigação objetiva compreender os fundamentos teóricos que norteiam as práticas docentes dos professores de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura em Filosofia e em Música da Universidade Federal do Cariri, Ceará, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual realizou-se entrevistas narrativas por meio do Google Meet com quatro professores de estágio dos cursos de licenciatura dos referidos cursos. As análises das entrevistas narrativas foram realizadas observando-se a metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram a necessidade de a instituição promover formação continuada para o aperfeiçoamento do componente curricular estágio supervisionado e de iniciar discussões em que o estágio se enquadre na condição de disciplina. Os dados empíricos indicaram a necessidade constante do diálogo entre a universidade e a escola de educação básica, permeando todas as etapas do Estágio Supervisionado e abertura para a discussão acerca desse componente curricular apresentado na instituição no formato de atividade.

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Biografia do Autor

Cícera Maria Mamede Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte – CE – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE).

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo – CE – Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores. Professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA). Doutorado em Educação (UFC).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Professora do Departamento de Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

SANTOS, C. M. M.; ALVES, F. C.; LIMA, M. S. L. Fundamentos teóricos da docência no estágio supervisionado. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022112, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17126. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17126. Acesso em: 28 mar. 2024.