Entre puntos e amarras: la produción científica acerca de la educación especial em el curso de pedagogía de la UVA-Sobral-CE

Autores/as

  • Wildiane Gonçalves do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Railane Bento Vieira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Cristina Silva Soares Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Rejane Maria Gomes da Silva Universidade Federal de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisco Ricardo Miranda Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú Instituto Superior de Teologia Aplicada Prefeitura Municipal de Varjota

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10192

Palabras clave:

Educación especial. Producción cientifica. Pedagogía.

Resumen

Este estudio se centra en la Educación Especial como una posibilidad para asegurar los derechos protegidos por los documentos oficiales. Su objetivo es explorar la producción científica del curso de Pedagogía de la Universidad Estatal de Vale do Acaraú sobre la Educación Especial y el área de estudio. La literatura contemplada busca contextualizar el surgimiento de la Educación Especial de los teóricos Capellini; Mendes (2005), Rosseto; Tureck (2005) y Bruno (2006), enfatizando el contexto y discursos sobre Educación Especial en los Documentos Oficiales apoyados por Brasil (1994), UNESCO (1990), Brasil (1996), Brasil (2012), Brasil (2015), entre otros. Este estudio se realizó mediante un enfoque cualitativo, utilizando una revisión de la literatura integradora realizada en el curso de Pedagogía de la mencionada universidad y tuvo como locus el grupo de investigación História y Memoria Social de la Cultura y Cultura (MEDUC), en el que diecisiete artículos De esta colección de grupo. Los resultados muestran la complejidad e importancia de la discusión de este tema entre los profesionales de este campo, concluyendo que aún con la existencia de leyes que otorgan derechos de inclusión, los niños con discapacidad siguen siendo excluidos en su propio entorno.

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Biografía del autor/a

Wildiane Gonçalves do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Pedagogia.

Railane Bento Vieira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E HOSPITALAR, graduada em PEDAGOGIA. Atual professora substituta do curso de PEDAGOGIA UVA. Possui experiência em coordenação escolar, educação infantil e ens. fundamental. Foi bolsista nas seguintes áreas:Projeto de pesquisa sobre pedagogia universitária (CNPQ); Projeto de pesquisa: Políticas Públicas e a "Democratização" da educação superior no governo Lula da Silva (BPI FUNCAP); Programa Educação Tutorial -PET (CAPES/MEC). Atualmente Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência-PIBID, subprojeto Pedagogia.

Ana Cristina Silva Soares, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Adjunto I no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutorado em Educação (2011), Mestrado em Educação (2004) e Especialização em Psicologia Aplicada - Psicopedagogia (1998) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciatura em Pedagogia (1990) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Consultora Técnica na Organização dos Estados Iberos Americanos (OEI) para atender o Plano de Desenvolvimento da Educação no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) (2010 - 2012). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq intitulado Laboratório Interdisciplinar em Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infanto-Juvenil (LISFARME)- UFC.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade Federal de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), graduação em Curso Especial de Fomação Pedagogica - Licenciatur pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), mestrado em Mestrado Gestão pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e doutorado em Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão escolar, ensino superior, gestão democratica e pedagogia.

 

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade Estadual Vale do Acaraú Instituto Superior de Teologia Aplicada Prefeitura Municipal de Varjota

Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia (IEDUCARE); Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC); Graduado em Letras (UNIP); Graduado em Pedagogia (UVA); Bacharelando em Enfermagem; Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Professor do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA (UNINTA); Professor da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Varjota.

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Publicado

01/11/2017

Cómo citar

NASCIMENTO, W. G. do; VIEIRA, R. B.; SOARES, A. C. S.; DA SILVA, R. M. G.; MIRANDA PINTO, F. R. Entre puntos e amarras: la produción científica acerca de la educación especial em el curso de pedagogía de la UVA-Sobral-CE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1208–1227, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10192. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10192. Acesso em: 18 may. 2024.