A educação física e seu processo de formação para a saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12649

Palavras-chave:

Educação física, Formação profissional em saúde, SUS.

Resumo

A formação do profissional de educação física na saúde pública trata-se de uma das inquietações observadas no cotidiano do fazer da profissão de Educação Física, o que favorece as lacunas e fragilidades na atuação e difusão da profissão nos diferentes espaços. Para tanto, se tem como objetivo analisar o processo de formação do profissional de educação física para a saúde pública. Tendo como metodologia uma revisão integrativa de abordagem qualitativa. Após a seleção dos artigos e análise dos dados gerou-se um núcleo temático, a saber - Formação em saúde: os efeitos de sua tímida aparição nos cursos de graduação em educação física. Diante disto, conclui-se que a partir da literatura trazida, esses profissionais encontram uma base curricular fragilizada no que concerne às temáticas envolvendo o estudo da saúde, evidenciando um nível de complexidade na implicação desse processo de estudo. Desse modo, acredita que hoje, a Educação Física passou a ter aceitação no campo da saúde pública. Porém, se acredita que sua formação para atuar no sistema de saúde, ainda é vista de forma complexa e algumas das vezes até paradoxal.

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Biografia do Autor

Viviany Caetano Freire Aguiar, Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral, CE

Profa. Esp. no curso de Educação Física - EAD. 

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral, CE

Profa. Ma. no Curso de Educação Física – EAD e do Curso de Fisioterapia do UNINTA e da Faculdade Alencarina (FAL). 

Hamilton Vale Leitão, Faculdade Alencarina – FAL e Centro Universitário INTA (UNINTA), Sobral, CE

Prof. Dr. Diretor Geral; Diretor de Gestão Acadêmica e Administrativa da Educação à Distância.

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Publicado

09/06/2019

Como Citar

CAETANO FREIRE AGUIAR, V.; LOPES SOARES, S.; VALE LEITÃO, H. A educação física e seu processo de formação para a saúde. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 428–440, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.12649. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12649. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier

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