Aprendizagem diferenciada para crianças com organização do cérebro hemisférico direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17332

Palavras-chave:

Left-handed children, Manual asymmetry of the brain hemispheres, Elementary school age, Voluntary regulation of activity, Mental development

Resumo

O objetivo do estudo é desenvolver e aprovar o Modelo “Ensinar alunos da primeira série com percepção do hemisfério direito usando o complexo educacional e metodológico ‘Escola da Rússia’” e testar sua eficiência; criar um projeto educacional “Ensinar aos alunos da primeira série com percepção hemisférica correta as técnicas para dominar e memorizar materiais educacionais nas condições de ensino híbrido”; desenvolver recomendações práticas para trabalhadores científicos e pedagógicos sobre as peculiaridades do trabalho com alunos canhotos. O estudo empírico confirma a hipótese de que o uso do modelo especializado “Ensinar alunos da primeira série com percepção do hemisfério direito usando o complexo educacional e metodológico 'Escola da Rússia'” pelo professor e o domínio de um método particular de memorização de materiais educacionais pelo aluno contribui para o desenvolvimento das representações espaciais nas crianças, sua audição fonética e fonêmica e as habilidades de expressão escrita coerente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryam Koreneva, Moscow Region State University, Moscow – Russia

Associate Professor of Department of Primary Education.

Konstantin Yadrov, Moscow Region State University, Moscow – Russia

Associate Professor of the Department of Preschool Education.

Victor Vittenbek, Moscow Region State University, Moscow – Russia

Associate Professor, Head of the Department of Primary Education.

Galina Ivanova, Moscow Region State University, Moscow – Russia

Professor of the Department of Primary Education.

Natalia Kolesnik, Moscow Region State University, Moscow – Russia

Associate Professor of the Department of Psychology of Personal Development.

Referências

DRUZHININ, V. A. Psikhologiia obshchikh sposobnostei. [Psychology of general abilities.] Saint Petersburg: Piter, 1999.

EMELIANOVA, E. N. Levshata v shkole i doma. [Lefties at school and at home.] Moscow: Eksmo, 2010b.

GLOZMAN, ZH. M. Kompleksnaia korrektsiia trudnostei obucheniia v shkole. [Comprehensive correction of learning difficulties at school.]. Moscow: Smysl, 2019.

GLOZMAN, ZH. M. Neiropsikhologiia detskogo vozrasta. [Neuropsychology of childhood age.]. Moscow: Akademiia, 2009.

MAKAREV, I. S. Esli vash rebenok: Levsha. [If your child is left-handed.]. 2. ed. Saint Petersburg: Lan, 2003.

MIKLIAEVA, N. V. Ekspress: Konstruktor obrazovatelnoi programmy: Metodicheskoe posobie. [Express-constructor of an educational program: A methodical manual.] Moscow: Sfera, 2015.

MOSKVIN, V. A.; MOSKVINA, N. V. Voprosy korreliatsii lateralnykh i individualnykh osobennostei v neiropsikhologii individualnykh razlichii [Correlations of lateral and individual features in the neuropsychology of individual differences]. In: KHOMSKAIA, E. D.; AKHUTIVA, T. V. (eds.). First International Conference in Memory of A. R. Luria: Collection of Papers. Moscow: Russian Psychological Society, 1998.

REVOL, O. Nichego strashnogo: neuspevaemost izlechima! [It’s okay: poor grades are curable!]. Moscow: Lomonosov, 2009.

SEMENOVICH, A. V. Eti neveroiatnye levshi: Prakticheskoe posobie dlia psikhologov i roditelei. [The incredible left-handed: a practical guide for psychologists and parents.]. Moscow: Genezis, 2004.

SHOKHOR-TROTSKAIA, M. K. K. Probleme levshestva v otkloniaiushchemsia rechevom razvitii detei [To the problem of left-handedness in the abnormal development of speech in children]. In: AKHUTIVA, T. V.; GLOZMAN, ZH. M. A. R. Luria and Psychology of the 21st Century: Papers of the Second International Conference Dedicated to the 100th Anniversary of A. R. Luria’s Birth. Moscow: Smysl, 2003.

SIMERNITSKAIA, E. G. Mozg cheloveka i psikhicheskie protsessy v ontogeneze. [The human brain and mental processes in ontogenesis]. Moscow: MSU Publishing house, 1985.

SOBOLEVA, A. E. Levshi: osobennye deti. [Left-handed children are special.]. Nachalnaia shkola, n. 1, p. 32-37, 2007.

ULINGS, KH. B. M.; BOGOLEPOVA, I. N.; MALOFEEVA, L. I. Nekotorye osobennosti stroeniia pravogo i levogo polusharii mozga cheloveka [Some peculiarities of the structure of the right and left hemispheres of the human brain]. In: KHOMSKAIA, E. D.; AKHUTIVA, T. V. (eds.). First International Conference in Memory of A. R. Luria: Collection of Papers. Moscow: Russian Psychological Society, 1998.

Publicado

10/11/2022

Como Citar

KORENEVA, M.; YADROV, K.; VITTENBEK, V.; IVANOVA, G.; KOLESNIK, N. Aprendizagem diferenciada para crianças com organização do cérebro hemisférico direito. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022143, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17332. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17332. Acesso em: 28 mar. 2024.